23
13
ASSIS
21 AGO
i7 Notícias - Verão é o mais quente em 17 anos; altas temperaturas continuam
notícia
Cidade • Geral • 06/02/2014
FONTE:
Verão é o mais quente em 17 anos; altas temperaturas continuam

IPMet jamais registrou dias tão quentes em um mês de janeiro, desde o início das medições em 1996


As altas temperaturas estão elevadas em todo o país neste Verão e em Marília a situação não é diferente. O mês de janeiro, que terminou na última sexta-feira, foi considerado o mais quente dos últimos anos. Os primeiros dias de fevereiro também estão sendo marcados por grande calor. 

Segundo o IPMet (Instituto de Pesquisa Meteorológica) da Unesp de Bauru (100 quilômetros de Marília), onde está a localização da estação mais próxima, a média das temperaturas máximas registradas está em 32,8ºC, a mais alta desde 1996, quando começaram as medições.  

Em relação às chuvas, o mês de janeiro também foi considerado o mais seco dos últimos anos. Segundo dados da Coopemar (Cooperativa dos Cafeicultores de Marília), no último mês choveu apenas 179 milímetros. A média histórica para o período é de 300 milímetros. Apenas em 2006 choveu menos com 107 milímetros. Em Bauru, a situação foi ainda mais crítica, apenas em 1992, quando foram registrados 96 milímetros, choveu menos. Neste ano, o acumulado não passou de 103 milímetros, pouco mais que um terço da média climatológica. 

Segundo o meteorologista do IPMet, Thiago Guerreiro Ferreira, a falta de chuvas e o calor estão interligados. “As altas temperaturas registradas em grande parte do estado de São Paulo estão ligadas diretamente com a falta de chuva. A formação de bloqueios atmosféricos impediu o avanço de frentes frias para o sudeste. Estamos vivendo o Verão mais quente e mais seco dos últimos anos”, avalia Ferreira. 

A previsão do IPMet, segundo Ferreira, é que a primeira quinzena deste mês também seja marcada por elevado calor e poucas chuvas. “Com predomínio de sol, com poucas pancadas de chuva e baixo volume acumulado. As temperaturas nos primeiros dias de fevereiro continuarão elevadas, ultrapassando os 30ºC. Apenas a partir da segunda quinzena do mês espera-se aumento da frequência e da distribuição da chuva no estado paulista”, avalia. 

O calor deve continuar intenso hoje em Paraguaçu Paulista e em toda a região. Segundo o endereço eletrônico Climatempo, a mínima prevista para hoje na Estância é de 23ºC. Já a máxima será de 34ºC. Amanhã, a temperatura mínima deverá ser de 24ºC com máxima de 36ºC.

 

 

Fonte: Diário de Marília

  • COMPARTILHE:
comentários
VOCÊ DEVE ESTAR CONECTADO !
mais notícias
logo I7 Notícias
0.062614 ms