Assassinato de dentista a facadas pelo marido em Portugal abala a região de Prudente


Nascida em Caiabu, Luana Camargo, de 28 anos, foi esfaqueada na manhã desta quarta-feira (28) em uma clínica localizada em Lisboa

 


A dentista Luana Camargo e o personal trainer Marcos Camargo se casaram em Presidente Prudente (Foto: Correio da Manhã/Reprodução)
 

A dentista Luana Pinheiro Golim Camargo, de 28 anos, foi assassinada a facadas na manhã desta quarta-feira (28), em Lisboa (Portugal), e o crime causou repercussão na região de Presidente Prudente. Isso porque tanto Luana quanto o marido dela, Marcos Camargo, de 40 anos, viveram em Presidente Prudente. Familiares da vítima tentam trazer o corpo de Luana para o sepultamento em Caiabu, cidade onde a dentista nasceu.

Ambos se casaram em Presidente Prudente, onde Luana se formou na Faculdade de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O marido, que trabalha como personal trainer, também tem familiares em Presidente Prudente.

De acordo com informações veiculadas pelo site do jornal “Correia da Manhã”, de Portugal, o crime foi cometido em uma clínica dentária localizada na Rua Augusta, em Lisboa, e o marido de Luana, acusada de cometer o assassinato, já foi detido. A mulher foi vítima de um múltiplo esfaqueamento na região torácica, segundo uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) informou à Agência Lusa.

Já o site do “Diário de Notícias”, também de Portugal, informou que o crime foi cometido por volta das 10h, no horário local.

“Está todo mundo chocado. É duro acreditar. Não ficaremos tranquilos enquanto não vermos o corpo”, disse à reportagem do iFronteira um primo da vítima, Abel Gomes de Pinheiro Neto, que é médico e trabalha no Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente. Ainda conforme o “Diário de Notícias”, a vítima já se encontrava em parada cardiorrespiratória, quando a ambulância chegou ao local do crime para lhe socorrer, e foram realizadas manobras de suporte básico de vida com desfibrilador. Posteriormente, quando da chegada da equipa médica da viatura de emergência, proveniente do Hospital Francisco Xavier, foram novamente ministradas manobras avançadas, que não tiveram sucesso e foi registada a morte no local.

O “Diário de Notícias” ainda relatou que, de acordo com o Inem, os médicos decidiram acionar a presença de uma unidade móvel de intervenção psicológica de emergência para o local, já que várias testemunhas assistiram ao assassinato.


“Estado de choque”

O prefeito de Caiabu, Dário Marques Pinheiro, esteve nesta quarta-feira (28) na Delegacia da Polícia Federal, em Presidente Prudente, para fazer contato com o Consulado de Portugal e trazer o corpo da vítima para Caiabu, onde a família deseja sepultá-lo.

“Fui até a Polícia Federal e fizeram contato com o consulado português. Nada impede que o corpo venha para cá, mas, como foi para o IML [Instituto Médico Legal], levarão pelo menos uns dois dias para a liberação”, contou Pinheiro, que é tio da vítima.

Ele disse ainda que não só a família, mas toda a população de Caiabu está chocada. “A família está arrasada, todo mundo está em estado de choque. Meu cunhado, que é pai dela, está transtornado. Toda a família e toda a população estão chocadas com a morte dela. Ela foi criada aqui com todo mundo e vem um intruso de fora e acaba com a vida dela”, lamentou o prefeito, em entrevista à reportagem do iFronteira.

Ainda de acordo com Pinheiro, sua sobrinha se formou em odontologia na Unoeste, em Presidente Prudente, e se casou cerca de seis meses depois. Em seguida, a dentista foi morar com o marido em Lisboa.

“Ela morou em Caiabu até terminar o colegial. Depois disso, se mudou para uma república em Prudente para poder cursar a faculdade”, comentou.


Separação

Abel Gomes de Pinheiro Neto, filho do prefeito e primo da vítima, disse que foi o primeiro a ser comunicado da morte de Luana. “Eu estava saindo do hospital hoje [28] cedo, quando recebi o contato de um amigo dela lá de Lisboa. Como eles estavam se separando, eu imaginei que fosse alguma coisa nesse aspecto. Quando entrei em contato, ele me contou que ela havia falecido e que o marido dela a tinha assassinado”, declarou.

Conforme Pinheiro Neto, Luana estava dormindo na casa de uma amiga havia dois dias, por conta da separação. “Hoje [28] de manhã, como todos os dias, ela foi para a clínica cedo, colocou a paciente na sala e ele apareceu. Os dois foram para um consultório ao lado para conversar e logo depois funcionários a escutaram gritando e chamaram a polícia. O marido tinha fugido e a encontraram toda esfaqueada”, relatou o primo.

Também de acordo com Pinheiro Neto, a polícia de Portugal foi em busca do assassino e o encontrou em um bar tomando café.

“Quando ela se casou, todo mundo a alertou de que ele não era um uma boa pessoa, de que ele era malandro, mas as pessoas tomam as decisões por elas, né? Mesmo assim, ele nunca havia mostrado ser uma pessoa agressiva”, lembrou. Segundo Pinheiro Neto, o assassino é brasileiro, mas também tem cidadania francesa.

O jornal "Correio da Manhã" noticiou que a dentista foi assassinada porque o marido não aceitava o divórcio do casal.


“A querida da turma”

Segundo a diretora do curso de odontologia da Unoeste, Cláudia de Oliveira Lima Coelho, a dentista, que se formou no fim de 2006, era querida por todos na faculdade.

“Ela era uma menina muito linda. Sempre foi uma pessoa muito alegre. Ela era a querida da turma, todos gostavam muito dela. Estamos chocados com a notícia, pois, pelo que a gente ficava sabendo, ela estava indo muito bem lá em Portugal. Realmente a gente sente muito. Para a família, uma tragédia como essa deve ser uma dor imensa”, declarou ao iFronteira.

Ainda de acordo com Cláudia, a instituição de ensino terá de dar todo o apoio ao irmão de Luana, que cursa a mesma faculdade e está em época de provas. “O irmão dela cursa odontologia. Ele está em época de provas e vamos precisar estar dando muito apoio a ele neste momento”, comentou. (Fonte: iFronteira.com)

 

 



i7 Notícias
-->