Vereador Valmir participa de Evento na Penitenciária de Assis


No último dia 21 de Outubro, das 13:00 às 16:00 horas, no Barracão de Trabalho e Educação da Penitenciária de Assis, foi realizada a Cerimônia de Formatura dos reeducandos que participaram de diversas atividades na Unidade, sendo elas: "Ensino Médio - 14 sentenciados; Ensino Fundamental - 36 sentenciados; Curso de Mecânica Básica - 15 sentenciados; Curso de Pedreiro em Alvenaria - 16 sentenciados,; Curso de Pedreiro Revestidor - 16 sentenciados; Programa de Educação para o Trabalho - 20 sentenciados; Projeto Perspectivas - 120 sentenciados; Programa de Prevenção ao Uso de Drogas - 248 sentenciados; Programa de Catequese "Neocatecumenato" - 90 sentenciados".

O evento foi organizado pelos funcionários responsáveis pela Educação da Unidade Mauro Sérgio Nunes e Roseli Ferreira Ameduri. O Ensino Médio e Fundamental são realizados em convênio com a Secretaria de Estado da Educação, sendo que 14 alunos concluíram o Ensino Médio e 36 alunos concluíram o Ensino Fundamental. O Curso de Mecânica Básica é realizado desde 2010, com reeducando monitor voluntário, e 15 alunos concluíram o curso nesta edição. Os Cursos de Pedreiro em Alvenaria e Revestidor foram realizados em parceria com o SENAI de Marília, pelo PRONATEC, sendo que 32 alunos foram certificados.

O PET – Programa de Educação para o Trabalho é realizado pela FUNAP, e além das 06 turmas quinzenais que acontecem rotineiramente na Unidade realizadas por monitores reeducandos da FUNAP, foi realizada, em específico aos trabalhadores reeducandos da Fábrica de Laminados de Espuma da FUNAP, que funciona na Unidade desde 2008, uma edição conduzida pelas monitoras de educação da FUNAP Ana Paula Ferraz e Adriana Moreira da Cunha. 

Já o Projeto Perspectivas e o Programa de Prevenção ao Uso de Drogas foram idealizados pela Unidade com o objetivo de promover a mudança pessoal com vistas à reinserção social e a abstinência ao uso de álcool e drogas, a partir da Resolução SAP 196, de 19/09/2012. 

A cerimônia contou com a participação de 350 reeducandos, que abrilhantaram o evento com apresentação de coral, de flauta, de poesia, de músicas e pronunciamentos sobre experiências pessoais, adquiridas durante os cursos e projetos e de expectativas futuras. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Empresa Lifemel (fictícia), idealizada pelos alunos do Programa de Educação para o Trabalho, os quais desenvolveram o produto, a embalagem e o cartão de visita da empresa, assim como a propaganda para a comercialização do produto. 

Estavam presentes: Diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, Dr. Mauro Luiz Lima; Diretores e funcionários da Penitenciária de Assis; professores da rede estadual de ensino; monitores dos cursos do SENAI; monitores dos cursos da FUNAP; Diretor do SENAI, Sr. Ricardo de Jesus; Presidente do Conselho da Comunidade de Assis, Profª Drª Diléia Zanotto Manfio; Representante da Câmara de Vereadores de Assis, Vereador Valmir Dionizio; Diretor de Atendimento e Produção Humana da FUNAP, Sr. Fernando Gomes de Moraes; Gerente Regional da FUNAP, Sr. Milfran Menotti Evangelista; Coordenadora de Projetos da FUNAP, Sra. Camila Menotti Zanuto.

Além das apresentações realizadas pelos formandos, o evento contou com a explanação do representante da Câmara Municipal de Assis, do Diretor da FUNAP e, encerrando o evento, do Diretor Técnico III de Assis, que agradeceu as parcerias da Secretaria de Estado da Educação, do SENAI, da FUNAP e da Comunidade de Assis, além do comprometimento das equipes de trabalho da Unidade, valorizando a Educação, como meios de mudança de vida e de inserção no mercado de trabalho, fundamentais para a futura reintegração social. (Fonte: Assessoria de Imprensa)



i7 Notícias
-->