AMEs da região compartilham práticas de Humanização


Na manhã do último dia 13, membros da Comissão de Humanização do Ambulatório Médico de Especialidades de Assis se reuniram com outras equipes dos AMEs de Ourinhos e Tupã para compartilhar práticas de Humanização.

Intitulado de ‘Reunião de Coletivo’, o evento organizado pela Direção Regional de Saúde - DRS, ocorreu no Ambulatório de município de Tupã, com a participação de aproximadamente 20 pessoas.

O principal objetivo do evento foi a apresentação de práticas promovidas pelas Comissões de Humanização dos AMEs, focadas no melhor atendimento aos usuários dos Ambulatórios.

Durante a reunião, coordenada pela articuladora da DRS – IX, Letícia Cabrini Girotto, o AME de Assis compartilhou seu projeto de sinalização interna baseada em cores e números, que está em fase de implantação. O AME Ourinhos destacou o trabalho de acolhimento ao público LGBT e pessoas com necessidades especiais, e também, de acolhimento e acompanhamento de pacientes e familiares na realização de exames e diagnósticos, principalmente os relacionados ao câncer. Já o anfitrião do evento, AME Tupã destacou o trabalho de preparação e unificação da Comissão de Humanização, assim como a identificação dos principais pontos críticos. Na oportunidade foi apresentada a estratégia de ação utilizada para diminuir o atraso de consultas e exames.

A ação apresentada pelo AME de Assis, busca auxiliar a orientação de usuários dentro do prédio do Ambulatório, na identificação das salas, que deve seguir, a partir da implantação da sinalização, cores e números. O modelo adotado foi escolhido por oferecer acesso à todos os públicos, em especial aqueles de mais idade e com pouca ou nenhuma leitura.

Estiveram em Tupã a gerente administrativa Andréia C. S. Rodrigues de C. Souza, o enfermeiro Daniel Augusto, a analista de recursos humanos Ana Karina Pasquarelli, a analista de comunicação Analu Braz Rodrigues e Iara Sanches Silva, do SAL – Serviço de Atendimento ao Usuário.

 

O Ambulatório Médico de Especialidades - AME é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de desafogar a rede de saúde, com o oferecimento de consultas e exames em diversas especialidades, através do S.U.S (Sistema Único de Saúde).

O AME Assis foi inaugurado em junho de 2013 com a ilustre presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, desde sua implantação é gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e acompanhado pela Direção Regional de Saúde – DRS -IX, beneficiando uma região de aproximadamente 250 mil habitantes.

O AME Assis é referência para 13 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital,Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Atualmente, são oferecidas na unidade 17 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral.) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição). Na unidade são realizados exames, como: Audiometria, Biometria, Cistoscopia, Colonoscopia, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Mamografia, Raio x geral, Tomografia / Tomografia contrastada e outros; e cirurgias de Catarata e Pterígio.

O atendimento no AME Assis ocorre somente por meio de encaminhamento dos Postos de Saúde: UBS (unidade Básica de Saúde), PSF (Posto de Saúde da Família).

Em Assis, o Ambulatório está localizado na Vila Rodrigues, na Rua Elias Machado de Pádua, 540.

 

 



i7 Notícias
-->