Cinco opções para substituir o açúcar refinado

Na relação dos doces mais consumidos pelos brasileiros, são muitas guloseimas que, em sua maioria, levam na receita o açúcar.


 

 

Na relação dos doces mais consumidos pelos brasileiros, são muitas guloseimas que, em sua maioria, levam na receita o açúcar. No entanto, embora seja agradável ao paladar da maioria, o açúcar branco e refinado recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização, o que faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo, além disso, seu processo de fermentação faz com que a digestão sofra prejuízos importantes.

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, o alimento não entrega nenhum benefício significativo ao corpo: "Apesar de ser extraído de um produto natural, os procedimentos químicos responsáveis por refinar e deixar o açúcar com a aparência branca removem todos os nutrientes pre sentes na cana ", explica.

E, infelizmente, essa não é a única desvantagem. "Altamente viciante, a açúcar é um carboidrato simples de altíssimo índice glicêmico, capaz de propiciar o ganho de peso e desencadear enfermidades, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer, principalmente quando ingerido em excesso", complementa.

Por conta dos diversos malefícios que proporciona, há pouco mais de dois anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reduziu a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% das calorias diárias. Em uma dieta de duas mil quilocalorias, por exemplo, 100 delas poderiam vir do produto (equivalente a apenas 25 gramas).

Porém, a boa notícia é que a substituição por outros elementos com características mais saudáveis é possível sem que o gosto dos alimentos fique prejudicado. Com o intuito de auxiliar quem deseja fazer essa troca, a consultora da Superbom lista as melhores alternativas ao açúcar:
 

Melado de cana

Subproduto da cana de açúcar, o melado consiste em um líquido espesso e de coloração bem escura. É rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. "Por conta disso, o alimento auxilia no combate da anemia, regula o intestino, fortalece os ossos, além de ser excelente para a reconstituição das células vermelhas do sangue. Pode ser utilizado em diversas receitas, conservando sempre o sabor dos ingredientes", afirma a especialista.

 

Stevia

Adoçante natural extraído de uma planta, possui o poder de adoçar até 15 vezes mais que do o açúcar comum. "Portanto, com apenas pouca quantidade é possível obter o sabor doce. A stevia ainda não possui calorias e pode ser consumida por diabéticos. Ótimo substituto do açúcar branco em bebidas como café e sucos", sugere Cyntia.

 

Mel

O mel, além de saboroso, conta com diversos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo, entre eles, proteína e sais minerais. "Elaborado pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores, o mel ainda com vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina. No entanto, para quem deseja emagrecer, é preciso moderar o consumo já que o alimento é relativamente calórico", pondera.

 

Maçã

Outra excelente opção para substituir o açúcar normal é investir no açúcar de maçã que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente saudável e pode ser feito em casa. É uma forma de adoçar receitas e alimentos, além de aproveitar os diversos benefícios da fruta.

"Para fazer o açúcar de maçã, corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos lotes, adicionando água suficiente para formar um purê. Desidrate a mistura a 60ºC em um forno e então deixe esfriar. Em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente hermético".

 

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural, não se utilizando de processos químicos. "Os benefícios de se consumir esse tipo de açúcar se devem justamente pelo fato de o mesmo ser praticamente in natura, fator que conserva os seus respectivos nutrientes, como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitamina B5, B6 e ácido fólico", conclui Cyntia, consultora da Superbom.

 

Fonte: Bonde



i7 Notícias
-->