Brasileiro toma cerca de 80 litros de café por ano; entenda benefícios e malefícios

Entre os benefícios do café preto está a melhora da capacidade de raciocínio.


 

 

O brasileiro é um dos povos que mais consome cafezinhos. Em média, cada um de nós toma cerca de 80 litros por ano. Novo ou velho, difícil encontrar alguém que não seja apreciador de um bom café. Afinal, é ele que nos mantém na ativa quando bate aquela preguiça, não é mesmo?

E fica aqui uma boa notícia para quem teme que ele faça mal ao coração. O cardiologista Ricardo Rodrigues, do Centro do Coração de Londrina, afirma que, desde que consumido moderadamente, o café tende a trazer muito mais benefícios do que problemas ao organismo humano.

"Até 200 miligramas de cafeína por dia não faz mal ao coração. Vale lembrar que cada cafezinho expresso tem aproximadamente 60 miligramas de cafeína", explica.

Entre os benefícios do café preto está a melhora da capacidade de raciocínio. "Além disso, melhora a tolerância ao estresse, o desempenho de decisão e diminui a depressão. Então, fato é que o cafezinho é protetor, não só para o coração, como para o cérebro", acrescenta o cardiologista.

Por outro lado, consumo excessivo, acima dos 200 miligramas/dia, pode acarretar problemas graves. "Quando a pessoa consome mais de um grama de cafeína, pode começar a apresentar efeitos deletérios, como crises de ansiedade e de pânico, zumbido no ouvido e até algumas arritmias, o que pode ser extremamente nocivo ao coração", lista.

 



i7 Notícias
-->