Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas

Uma opção rápida e leve para o jantar no meio de uma semana corrida.


A clássica sobremesa francesa ganhou versão salgada e com um toque brasileiro. Uma opção rápida e leve para o jantar no meio de uma semana corrida.

 

 

INGREDIENTES

2 abobrinhas pequenas

200 g de queijo minas (frescal) em peça

1 ½ xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g)

4 ovos

1 xícara (chá) de leite

¾ de xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de azeite

1 ½ colher (chá) de sal

Noz-moscada ralada na hora a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça forno a 180 ºC (temperatura média). Escolha um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro.

2. Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes, corte um X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes.

3. Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.

4. Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade.

5. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando com o batedor de arame para não empelotar. Misture o leite e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada.

6. Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos. Leve ao forno para assar até estufar e dourar, cerca de 30 minutos.

7. Retire do forno e sirva a seguir. O clafoutis fica ótimo servido com molho de azeitona verde e manjericão.

 



i7 Notícias
-->