17/11/2018 - DELICIOSO

Bolinhos salgados de milho com abobrinha

Fonte: panelinha.com.br


Assado em forminhas individuais, este bolinho é uma ótima opção para levar num piquenique ou na lancheira das crianças.

 

 

INGREDIENTES

300 g de milho-verde congelado (ou 2 xícaras (chá) debulhado)

2 ovos

1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado (cerca de 100 g)

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (chá) de fubá mimoso

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 abobrinha

2 ramos de tomilho

Azeite para refogar a abobrinha

Queijo parmesão ralado a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Manteiga e fubá para untar e polvilhar a assadeira

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 15 forminhas para empada de 7 cm de diâmetro. Polvilhe com fubá, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para tirar o excesso.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador - se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o milho congelado, o leite, a manteiga e ½ colher (chá) de sal. Enquanto o milho perde o gelo, prepare os outros ingredientes - se o milho estiver muito congelado a massa não fica fluida.

Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, corte cada metade em 4 tiras e as tiras em cubos de 1 cm. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte a abobrinha. Tempere com sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Reserve.

Bata os ingredientes do liquidificador até ficar liso. Transfira para uma tigela, junte o fubá e misture com um batedor de arame para dissolver bem os gruminhos. Acrescente o queijo ralado, a abobrinha refogada, o tomilho debulhado e misture bem. Por último, misture o fermento.

Com uma concha, preencha ⅔ do volume das forminhas com a massa e polvilhe com queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até crescer e dourar. Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar - passe uma faquinha na lateral das forminhas para ficar mais fácil.

OBS: esse bolinho é uma ótima opção para a lancheira das crianças.

 

PODE CONGELAR

Deixe os bolinhos esfriarem, embale em papel alumínio e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de descongelar leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos ou no forno micro-ondas por cerca de 5 minutos.

 


Compartilhar:  

COMENTÁRIOS



VEJA TAMBÉM