Pizza Siciliana (Sfincione)

Pode ser comida quente ou fria (sem queijo fica melhor), pode ser feita de véspera e fica uma delícia com salada.


 

 

Já pode salvar esta receita como favorita que é certeza que ela vai entrar no cardápio de todas as festinhas. A massa de pizza vai para assadeira, fica alta e macia. Pode ser comida quente ou fria (sem queijo fica melhor), pode ser feita de véspera e fica uma delícia com salada.

 

PARA A MASSA

INGREDIENTES

3 ¾ xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 500 g)

1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10 g)

1 ⅓ de xícara (chá) de água morna

¼ de xícara (chá) de azeite extra virgem

2 colheres (chá) de sal

Azeite para untar a tigela

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande misture o fermento com a água até dissolver. Reserve ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para adicionar na hora da sova. Acrescente o restante da farinha aos poucos na tigela, misturando com uma colher de bambu para incorporar. Junte o sal e misture novamente.

Adicione o azeite em duas etapas, misturando bem com as mãos ainda dentro da tigela até que a massa absorva toda a gordura. Nesta etapa parece que o preparo não vai dar certo, mas a massa vai ficando mais lisa conforme absorve o azeite.

Polvilhe a bancada com um pouco da farinha reservada e transfira a massa para a bancada. Sove por 10 minutos, adicionando a farinha reservada aos poucos – a textura da massa é um pouco grudenta de início, se e la começar a grudar na bancada raspe com a espátula, polvilhe a farinha e continue a sovar até ficar bem lisa e macia.

Unte a mesma tigela (nem precisa lavar) com um pouco de azeite. Modele a massa numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com filme (ou pano) e deixe descansar por cerca de 1h30min, ou até dobrar de volume.

Unte com azeite uma assadeira grande de cerca de 34 cm X 28 cm. Passado o tempo da primeira fermentação, transfira a massa para a assadeira e abra com as pontas dos dedos para ficar no formato retangular – cuidado para não furar a massa. Cubra com um pano e deixe fermentar por mais 1 hora, ou até a massa crescer e ficar com uma textura aerada, com algumas bolhas na superfície.

Quando faltar 30 minutos para o fim da segunda fermentação, pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média) e prepare os ingredientes da cobertura.

 

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

1 lata de tomate pelado

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

15 filés de aliche

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Folhas de manjericão fresco a gosto

Minirrúcula a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

Coloque o tomate pelado (com o líquido) no liquidificador e bata no modo pulsar para formar um molho pedaçudo. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado com o sal pois o aliche já é salgado.

Espalhe o molho de tomate sobre a massa – pode parecer muita quantidade, mas o molho vai secando enquanto a pizza assa e mantém a massa úmida. Distribua os filés de aliche sobre o molho e polvilhe metade da pizza com o queijo ralado. Regue a outra metade sem queijo com o azeite a gosto.

Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até crescer e dourar. Retire do forno e salpique com folhas de manjericão a gosto. Corte o sfincione em pedaços e sirva a seguir com salada de rúcula. A pizza siciliana também fica uma delícia servido frio.

 

COM QUEIJO OU SEM QUEIJO?

Nessa receita fizemos metade do sfincione com queijo para ser servido assim que sair do forno e metade sem queijo, para ser servido frio – quando o queijo derretido esfria fica borrachudo. Se preferir prepare todo o sfincione sem queijo.

 



i7 Notícias
-->