Você conhece as mechas contour? Saiba tudo sobre a técnica

Inicialmente com técnicas de maquiagem usadas para disfarçar e valorizar determinados pontos do rosto, o método fez tanto sucesso que virou também uma tendência de cabelo realizada com mechas.


 


Mechas contour© Shutterstock Mechas contour
 

Algumas mulheres procuram maneiras de deixar a face mais equilibrada e harmoniosa. Por esse motivo nasceu o contorno para o rosto. Inicialmente com técnicas de maquiagem usadas para disfarçar e valorizar determinados pontos do rosto, o método fez tanto sucesso que virou também uma tendência de cabelo realizada com mechas. Quer entender como tudo isso funciona? Continue por aqui!

 

Entenda o procedimento de contorno facial com mechas

Conversamos com a hairstylist e embaixadora da Salon Line, Marcella Dias, que explicou para gente como funciona a técnica de mechas contour. “O procedimento é feito através de algumas mechas chamadas slice ou desfiadas, para criar um contorno de degradê. É realizado sempre na parte da frente ou na parte que faz todo o contorno da cabeça”, explicou a profissional. Ela também esclareceu que a química utilizada para essas mechas pode ser tanto o descolorante quanto a própria coloração, no caso de mechas não muito claras. Uma das vantagens de realizar mechas somente com a coloração é que os fios não ficam tão desgastados quanto ficariam no procedimento com descolorante.

 

Mechas contour para rosto alongado

Segundo Marcella, a melhor opção para os rostos alongados é apostar nas mechas próximas à raiz do cabelo, mais marcadas na parte da frente: “Isso dá equilíbrio para o rosto, trazendo a atenção para a parte de cima da cabeça, promovendo maior harmonia e iluminação para a face.”

 

Mechas contour para rosto redondo

Já para quem tem rosto redondo, a técnica é um pouquinho diferente: “Para os rostos redondos sempre trabalhamos o hair contour com uns quatro dedos abaixo da raiz, mais ou menos da área do olho para baixo.” De acordo com a expert, esse método é capaz de trazer o aspecto de rosto mais longo, inclusive apostando em mechas para iluminar a parte do queixo e dos lábios, chamando a atenção para a parte inferior do rosto. Assim é possível harmonizar os ângulos do rosto e disfarçar seu formato arredondado.

 

Mechas contour para rosto quadrado

No caso dos quadrados as mechas também vão na parte inferior, porém, ainda mais abaixo: “Geralmente indicamos que sejam feitas na altura que fica um pouco abaixo do nariz, a fim de equilibrar os detalhes do rosto, através da criação de contraste de luz e sombra” e continua: “Entretanto é apenas uma indicação, nem sempre as mulheres precisam fazer exatamente dessa forma, tudo vai depender de como ela vai se sentir mais confortável”, conclui a hairstylist.

 

Como escolher a cor de acordo com o tom de pele

Nem sempre é fácil descobrir qual é a tonalidade que vai combinar com a sua pele, não é verdade? Mas, calma, porque a Marcella explica: “Toda mulher que tem o tom da pele mais quente, por exemplo, o ideal é fazer tons mais quentes também, como morenas iluminadas ou tons douradinhos, até os tons perolados que também são super legais.” Ela esclareceu que, para esse tom de pele, a cor escolhida deve ter ao menos o fundo um pouco mais quente para harmonizar com o rosto sem criar muito contraste, afinal, o resultado acaba ficando muito artificial. Sobre isso, ela deixa a dica: “Hoje a aposta é sempre nos cabelos mais naturais, com tons sobre tons, que valorizam a beleza que a pessoa tem e não criam um contraste tão evidente”, alerta Marcella. Ah, lembrando que o mesmo vale para o oposto, ou seja, peles mais frias vão combinar com mechas de cores com fundo mais frio também, ok?

Fala sério, é muita tecnologia… dá até vontade de experimentar, né? Então não perde tempo, não! Corra para o salão e mergulhe nessa tendência incrível!

 



i7 Notícias
-->