02/09/2019 - PRÁTICO

Cuscuz marroquino com legumes à jato

Fonte: Panelinha


Receita tão prática que fica pronta em uma panela só e não precisa nem de faca para comer. Vale por uma refeição completa e fica pronto pá-pum. Partiu?

 

 

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino

1 cenoura

3 xícaras (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos

1 lata de grão-de-bico (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)

1 cebola

2 dentes de alho

2 folhas de louro

1 ½ colher (chá) de páprica

6 ramos de coentro

½ xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada, picada grosseiramente

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Iogurte cremoso para servir

Folhas de hortelã a gosto para servir

Folhas de coentro a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

Descasque a cenoura e passe pela parte grossa do ralador. Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em cubos de 1 cm e pique fino o alho. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver.

Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio para aquecer. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a abóbora picada e refogue por 2 minutos até começar a mudar de cor – não refogue a abóbora por muito tempo para evitar que desmanche.

Adicione o alho, o louro, tempere com a páprica, pimenta a gosto e mexa por 1 minuto. Junte o cuscuz marroquino tempere com 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de azeite e misture bem.

Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue sobre o cuscuz. Misture delicadamente e desligue o fogo. Tampe a frigideira e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos. Enquanto isso, escorra o grão-de-bico em uma peneira. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro.

Passado os 5 minutos, solte o cuscuz marroquino com um garfo, junte o grão-de-bico, metade da castanha e o coentro picado. Misture delicadamente e sirva a seguir polvilhado com o restante da castanha, folhas de coentro e de hortelã a gosto e iogurte cremoso. Se preferir, sirva frio.

 


Compartilhar:  

COMENTÁRIOS



VEJA TAMBÉM