Diferença entre lar e casa



“Com  a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma, pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda a sorte de bens preciosos e deleitáveis” (Pv 24.3-4) 

Andando pelos bairros “nobres” de nossa cidade, é fácil vislumbrar uma bela casa: moderna, segura, com muros que se assemelham as muralhas da China.

Inspirado numa reflexão de Alba Magalhães, texto de Abigail Guimarães traça as principais diferenças entre lar e casa. Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios. Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio. Lar é abrigo do medo, da dor e da solidão. Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer, Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de chegar. O lar é o lugar onde os membros da família anseiam Por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento, onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair

Numa casa, criamos e alimentamos problemas. O lar é o centro de resolução de problemas.

Numa casa, moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Num lar, vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.

Casa é local de dissensões, conflitos, discórdia... No lar, as dissensões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.

Numa casa, desdenha-se dos nossos valores. No lar, sonhamos juntos.

Numa casa, há azedume e destrato. Num lar, sempre há lugar para alegria.

Numa casa, nascem muitas lágrimas. Num lar, plantam-se sorrisos.

A casa é um nó que oprime, sufoca... O lar é um ninho que aconchega.

Se você ainda mora em uma casa, nós o convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Jesus seja sempre o seu convidado especial.

Enriquecendo o texto acima, pode-se acrescentar:

Por mais que se tente definir em palavras, a família transcende qualquer definição. Isso porque a família está baseada em relações humanas e essas são falíveis quanto seus próprios componentes. Portanto, família muitas vezes significa problemas, abandono, omissão, solidão, perda, tristeza, saudade, falhas, divergências  e diferenças de valores, ciúmes, inveja, medo e prepotência. Mas também quer dizer companheirismo, união, força, amor, tolerância, compreensão, perdão, paciência, alegria, ganho, presença e crescimento

Palavras são fáceis e o discurso é altivo e eloqüente, enquanto as ações ficam presas, retidas na dureza da rotina, da distância, na frieza do trabalho. Presas até mesmo na vontade e no pré-julgamento de outrem, faltando um ínfimo de movimento para dar-lhes vida

Como vai o lar vai o mundo, e o que é bom para o lar, é bom para a família, é bom para o mundo.

 


Harides Garcia

 



i7 Notícias
-->