Autuori chega ao São Paulo em momento oposto ao de 2005 e com missão de domar vestiário


O São Paulo deve anunciar nesta quinta-feira a contratação de Paulo Autuori para o comando técnico do clube. O treinador dirigia o Vasco, mas se desligou do time carioca na segunda-feira justamente para assinar vínculo com a equipe do Morumbi. Autuori chega para substituir Ney Franco, demitido na sexta-feira.

Ele irá encontrar um ambiente no Morumbi muito diferente do que encontrou quando assumiu a equipe pela primeira vez, em 2005. Naquela ocasião, ele pegou um time já formado e estabelecido. Quando Leão deixou o clube, a equipe estava na semifinal da Libertadores. Sob o comando de Autuori, o tricolor faturou o torneio sul-americano e o Mundial de Clubes.

O mérito de Autuori foi conquistar rapidamente a confiança do grupo, além de fazer algumas mudanças táticas que melhoraram ainda mais um desempenho que já era bom, tanto é que a equipe havia conquistado o Campeonato Paulista no primeiro semestre.

Agora, a realidade é oposta. A equipe vem de uma série de resultados ruins e é acusada por parte da torcida de derrapar em momentos decisivos. O último título foi a Copa Sul-Americana do ano passado. Este ano, a eliminação para o Corinthians no Paulistão e na Libertadores, para o Atlético-MG, aumentaram essa sensação.

Além disso, Autuori terá de lidar com alguns problemas dentro do elenco. Um deles é fazer com que o meia Paulo Henrique Ganso, maior contratação do clube e esperança da torcida, volte a brilhar dentro dos gramados. Na derrota para o Bahia nesta quarta, o camisa oito ficou no banco e sequer entrou.

Outro é o atacante Luis Fabiano. O jogador prossegue prejudicando o time em pequenos atos de indisciplina e suas consequentes expulsões. Aconteceu na Libertadores, quando ficou de fora por dois jogos, e voltou a acontecer nesta quarta diante do Bahia. Espera-se que Autuori consiga harmonizar tudo isso no vestiário.

Rogério Ceni, ídolo e líder do time, deu uma declaração na saída de campo contra o bahia que dá a dimensão do que Autuori irá encontrar no São Paulo. "Não tem o que falar, dois jogadores a menos. Tem que trabalhar, não adianta ficar dando explicação aqui. Às vezes você tem que falar alguma verdade que pode se arrepender”, disparou.

O São Paulo queria um técnico experiente, com o perfil conciliador e capaz de resolver problemas de ordem tática e técnica. Outro cotado a assumir o cargo foi Muricy Ramalho, atualmente desempregado. Mas a diretoria optou por Autuori.

A expectativa é que Paulo Autuori já treine o time nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento da Barra Funda. A assessoria de imprensa afirmou que a confirmação será feita pela manhã e, a apresentação, deve acontecer por volta das 14h. Ele ainda não assinou o contrato.

 

Do UOL, em São Paulo



i7 Notícias
-->