Prefeito Ediney declara Situação de Emergência em Paraguaçu



O Prefeito Municipal Ediney Taveira Queiroz, por meio do Decreto nº 5533/2013, declarou Situação de Emergência nas áreas urbanas de Paraguaçu Paulista afetadas por tempestade local com granizo, registrada no último sábado, dia 20 de julho, as 19h41, com duração de 20 minutos.

O fenômeno causou danos materiais a aproximadamente 1.200 famílias, com prejuízos avaliados em mais de R$1 milhão.

Com o parecer favorável a declaração de Situação de Emergência obtido da Comissão Municipal de Defesa Civil, o Prefeito Ediney decretou, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Além disso, com o decreto fica autorizada também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC). 

O Decreto é a medida inicial para deflagrar o processo que poderá obter recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo Federal para sanar as despesas com a aquisição de telhas para as famílias afetadas, especialmente as de baixa renda ou situação de vulnerabilidade e extremo risco, prioridades de atendimento.

Para as vítimas registradas nos conjuntos habitacionais da CDHU a orientação é que os mesmo procurem urgentemente a companhia, pois todas as casas dos conjuntos são dotadas de seguro contra destelhamento e as familias que atenderem as condicionalidades do seguro poderão ter seus prejuízos pagos pelo seguro da CDHU. A orientação também é valida para as casas da COHAB, que é o Conjunto Habitacional Antônio Pertinhez (Fercon), que devem procurar a COHAB de Araçatuba para providências de acionamento do seguro.

 


O volume e o tamanho do granizo que se precipitou sobre Paraguaçu provocou grandes prejuízos e a decretação da situação de emergência (Foto: Farol Notícias)


Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->