Ouse sonhar!


Os sonhos são como abastecer um veículo, dependendo do tanto de combustível que você colocar, poderá ir longe ou não. Ninguém nasce com um manual de práticas que mostra o que fazer, no que investir ou acreditar. Estas são experiências que nós adquirimos com o passar de tempo. Sonhar é semear e semear exige tempo! 

Vivemos numa fase muito infeliz da humanidade pós-moderna que aprende tantas coisas muito rapidamente, a força da informação se renova a cada minuto, porém sabemos conquistar a fama, mas não o amor. Conquistamos elogios pelo nosso desempenho profissional, mas não por sermos atenciosos com nossos familiares. Conseguimos parcerias, mas nunca uma amizade leal. 

Hoje não nos permitimos errar, perder pra aprender, cair para levantar mais forte, e estamos nos tornando parasitas de um sistema que aos poucos nos faz tão mecânicos quanto às máquinas e robôs. Infelizmente, robôs humanos é o que temos nos tornado!

Não temos mais tempo para sonhar com coisas naturais da vida humana. Somos a geração dos que desistem muito rápido, se demora muito, abrimos mão, pois o que queremos é comodidade e agilidade.  Não estamos tendo tempo de celebrar o amor, a ternura, o carinho, o diálogo. Os sonhos hoje precisam contribuir para o capitalismo, senão não há nenhuma serventia! Pois o que importa agora é ganhar dinheiro e não fazer o que se gosta.

Quando crianças somos tão sonhadores e não nos atentamos ao que o outro irá pensar ou não, se isto gerará grande status, privilégios, notoriedade, reconhecimento. O que queremos é fazer o que mais amamos e sem ninguém para ditar o que precisa ou não ser feito. Mas quando crescemos, parece que regredimos, começamos a nos preocupar com tudo que as pessoas falam e começamos a valorizar mais o “ter” do que o “ser”. Perdemos-nos pelo caminho, fazemos o que não amamos para alcançamos reconhecimentos e com o passar do tempo nos descobrimos infelizes e insatisfeitos. E daí, verificamos que a nossa sociedade aos poucos tem ficado doente e depressiva.

Precisamos entender, antes de mais nada, que ser humano é chorar, errar, cair e que aprendemos com isso. Que sonhar enriquece nossa alma e nos torna melhores, nos motiva a lutar por nossos objetivos. É necessário abrir a mente para a imaginação, o coração para o amor e para as coisas simples da vida. Assim, veremos além de nossas limitações.

 


William Asaph Yanraphel

 



i7 Notícias
-->