Compositores podem participar do festival que homenageará Dino Franco


Evento visa incentivar e preservar a criação da música caipira.
 

Compositores de canções inéditas do Oeste Paulista poderão participar do projeto “Festival de Música Caipira Raiz-Prêmio Dino Franco”, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Anhumas. O evento tem como objetivo, promover, incentivar e preservar a criação da música caipira raiz e despertar nos músicos da região o interesse por novas composições.

O projeto, idealizado por Osvaldo Cavaliere e Nelma Mélo, em parceria com o Clube do Meio Artístico, propõe um festival com músicas inéditas, com temas variados em âmbito rural e urbano, com premiações em dinheiro que podem chegar até R$ 5 mil.

O evento leva o nome do famoso compositor Dino Franco, que faleceu na última sexta-feira (4).  Dino foi autor de canções que marcaram época no cenário sertanejo, como Cheiro de Relva, Amargurado e Caboclo na Cidade. Além disso, muitas de suas músicas também se tornaram sucesso na voz de grandes intérpretes do estilo, como Paula Fernandes, Daniel e a dupla Cesar Menotti e Fabiano.

De acordo com o diretor  do Clube do Meio artístico, Jotacê Cardoso, apesar da conicidência, a homenagem ao compositor não foi pensada após sua morte. “Queríamos dar o nome dele ao festival logo que começamos a planejar o projeto em janeiro de 2013, devido a sua história e importância no cenário da música sertaneja raiz. Ele foi um dos precursores e grande incentivador do ritmo, além de ser gente nossa, ter nascido na nossa região e vivido aqui, até sua morte. Essa será nossa maneira de eternizá-lo”.

Segundo ele, a data para a realização do festival ainda não foi definida. “O projeto precisa de patrocínio e estamos em fase de captação de recursos para dar andamento aos trabalhos”.

As regras do festival também serão divulgadas após a captação de recursos, que serão analisados por meio da Comissão de Avaliação de Projetos (CAP), do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS).

Fonte: G1


i7 Notícias
-->