Forum de Debates sobre Trânsito é sucesso e nova etapa acontece em maio


Foi considerado um grande sucesso, tanto de realização quanto de presença, o Forum Permanente de Debates sobre o Trânsito, que aconteceu no dia 8 de abril, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal, promovido pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista.

O evento, programado para ser lançado durante o mês de aniversário da cidade, foi transferido para o início do mês de abril e realizado no horário da manhã, programação que deverá ser mantida na próxima realização que acontece no início do mês de maio, tendo em vista que todos os presentes aprovaram o horário da votação, colocado em votação durante o Fórum.

Estiveram presentes na realização, além da imprensa que deu ampla cobertura ao evento, representantes da Escola Estadual Maria Angela, da Escola Estadual Augusto T. Araujo, Policia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Associaçao Comercial, Conseg, Lions Clube, Departamento de Saúde, Guarda Civil, Associação de Moradores da Vila Gammom, OAB, CCI, Departamento de Indústria e Comércio, Coopacam e cidadãos paraguaçuenses. Também estiveram presentes os vereadores: Elaine, Serginho, Cesar Kikei, Antiã, Vilma, Miguel Canizares e Paulo Roberto.

Na oportunidade, após uma apresentação da realidade do trânsito em Paraguaçu, em números e estatísticas, e a colocação de como funciona o sistema de trânsito no município e os órgãos que o compoêm, houve o momento dos presentes se manifestarem e apresentarem suas propostas.

O Presidente do Conseg, Dr. José Edson Ribeiro, foi o primeiro a falar e foi muito feliz quando afirmou de sua alegria em poder participar desse momento, dizendo que, assim como ele, pessoas que não nasceram e nem moram em Paraguaçu dedicam horas de suas vidas para tornar a cidade cada vez melhor e isso é o que ele, que não nasceu em Paraguaçu, mas mora aqui praticamente a sua vida toda, estava fazendo: participando ativamente para tornar o município melhor para a coletividade.

Posteriormente seguiram as outras manifestações. O vereador Cesar Kikei defendeu a criação de uma comissão do centenário da cidade e que fosse elaborado um plano decenal para o uso de bicicletas na cidade, aliado a ações de saúde, educação, transporte, segurança e cultura. Deodato Alves defendeu a volta da fiscalização eletrônica para o controle de velocidade nas vias, pediu o aumento da fiscalização de trânsito nos finais de semana e reclamou da quantidade de lixo acumulada nas ruas, o que só atrapalha o trânsito.

Gabriel Rodrigues, do Tiro de Guerra, emocionou a todos quando afirmou que perdeu amigos em acidentes de trânsito e gostaria que um grande pacto fosse firmado entre todos para a preservação da vida, com respeito à sinalização de trânsito. Pediu intensificação do tapa-buracos, pois acidentes de moto e bicicletas são causados por buracos nas vias.

Márcio Mello, bombeiro mas que está de férias, solicitou revisão da posição das faixas de pedestres nas esquinas, pediu a revião dos semaforos, pediu ainda a revisão das valetas e lombadas da cidade e cobrou que no próximo encontro os instrutores de auo-escolas estejam presentes para debater a formação dos futuros condutores.

O vereador Sergindo concordou com Márcio e disse que é importante insistir na presença dos instrutores de auto-escolas nos próximos encontros e solicitou ainda a criação de uma escolinha de trânsito e a revisão da sinalização da Avenida Siqueira Campos.

Já o Presidente da ACE, Clemente Junior, é preciso criar bolsões de estacionamentos em terrenos e praças para os comerciantes e comerciários que deixariam lá seus veículos, disponibilizando assim as vagas para os consumidores. Outra idéia foi a instalação de um sistema de transporte coletivo que atendesse aos comerciários para que eles não precisem ir trabalhar de veículo.

Por fim o Soldado Antônio Carlos, representando a Polícia Militar e seus componentes que lá estavam, parabenizou pela iniciativa, reafirmou a importância do Fórum, disse que a corporação está à disposição para colaborar e coclamou a todos para ações educativas que possam minimizar a falta de respeito às leis de trânsito na cidade. Antônio Carlos será ainda portador da sugestão do Conseg da criação de um pelotão de trânsito dentro da 2ª Cia, já que a prefeitura não dispõe de agentes de trânsito e a Guarda Civil ainda não tem sua atuação no trânsito totalmente regulamentada.

Ao final, Valter Fortuna, Diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, agradeceu a presença de todos, apresentou um panorama de todos os projetos, realização e cursos de formação que vem realizando desde que assumiu a pasta e convidou a todos para estarem presentes e trazerem um convidado para o próximo Fórum que acontece na primeira quinzena de maio.

 


Valter Fortuna abriu os trabalhos e convidou a todos para os debates com vistas à melhoria do panorama municipal



José Edson (Conseg) abriu as participações e enalteceu o trabalho de quem aqui não nasceu e nem mora, mas se dedica a cidade



 Soldado Antônio Carlos fechou as participações e depois quase duas horas de debates o primeiro Fórum foi encerrado 



Fonte: Assessoria de Comunicação | Foto: Eder Neri



i7 Notícias
-->