Médicos cubanos chegam a Paraguaçu Paulista pelo programa Mais Médicos


O Estado de São Paulo começou a receber um terço dos 4,3 mil profissionais da terceira fase do programa “Mais Médicos”. Isso significa a atuação em 1.304 municípios paulistas, inclusive o de Paraguaçu Paulista que recebeu nesta quinta-feira, dia 17, três profissionais vindos de Cuba.

Na região, os profissionais inscritos já começaram a adaptação em vários municípios. “Paraguaçu Paulista fez adesão ao Programa Mais Médicos, que é um incentivo ao acesso à atenção básica no Brasil. É um programa  de iniciativa do Ministério da Saúde. E na adesão tínhamos a possibilidade de solicitar três médicos estrangeiros”, explicou Cintia Funabashi, diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, que foi nesta quarta-feira para São Paulo para recepcionar e acompanhar a vinda dos três médicos cubanos a nossa cidade.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, a partir da próxima terça-feira os médicos estrangeiros estarão fazendo acompanhamento junto com outro profissional médico em uma Unidade de Saúde. “Agora, estamos aguardando a liberação do registro do Ministério da Saúde, que é o documento que habilita o profissional estrangeiro a trabalhar no Brasil em unidades de atenção básica”, completou Cíntia.

Os médicos cubanos já estão instalados no município e devem retornar ao país de origem apenas no término do programa, em três anos. “Ressaltamos a nossa gratidão a esses profissionais que deixaram em seus países as suas famílias e vieram para se instalar no nosso. Estamos muito felizes em recebê-los em nosso município. Nossa população será com certeza muito bem atendida, e a gente espera que a população os acolha bem, que com certeza eles terão acesso ao acompanhamento, avaliação e ao tratamento de um médico com excelente prestação de serviço”, concluiu a diretora.

O Estado de São Paulo já conta com cerca de 900 médicos atuando em 200 municípios pelo programa “Mais Médicos”. Do total, 51 são brasileiros e o restante intercambistas. O programa foi iniciado em julho de 2013 com objetivo de aperfeiçoar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), no setor básico.

 


Cíntia Funabashi com os médicos estrangeiros que começarão a atuar em Paraguaçu Paulista



i7 Notícias
-->