Defesa Civil faz campanha preventiva para o período de estiagem e nas possibilidades de tempestades


A Comissão Municipal de Defesa Civil de Paraguaçu Paulista, desde o início deste ano, deflagrou uma série de campanhas e orientações à população da Estância Turística, visando prevenir acidentes e definir padrões de atuação em casos de ameaças ou desastres naturais.

Neste mês a Defesa Civil, por meio da mídia local e se utilizando do portal oficial da Prefeitura Municipal, iniciou a divulgação das orientações para o período de estiagem, um momento muito típico dessa época do ano. Além disso, por conta da estiagem, a possibilidade de tempestades também aumenta, o que intensifica os riscos.

Para os cuidados no período da estiagem, a Defesa Civil alerta para que as pessoas economizem água utilizadas no banho e nas limpezas em geral, economizem energia elétrica, evitem práticas que possam levar e provocar incendios ou queimadas e, acima de tudo tomem excessivo cuidado com a saúde, bebendo muita água potável e mantendo os ambientes umidificados e limpos.

Já para o período das tempestades os cuidados principais se resumem em três ocasiões: fora de casa, quando devem ser evitados espaços muito amplos, planos e com objetos muito altos; para os cuidados dentro de casa, que são: afastar-se de aparelhos elétricos, não usar otelefone e afastar-se das janelas, tomadas, torneiras e canos. Jamais se deve tomar banho durante as tempestades.

A campanha ainda desmistifica erros comuns sobre a questão dos raios que podem sim cair duas vezes no mesmo lugar, são mais comuns no verão, mas podem cair em qualquer época do ano. Os raios caem na maioria dos temporais e podem matar sim.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->