Família de assisense morto na Suíça consegue dinheiro para trazer corpo


Em pouco mais de três dias, campanha na internet arrecadou o valor. 

 


 

A campanha nas redes sociais para levantar doações para trazer o corpo do estudante de Assis Matheus Henrique Marioto, que morreu afogado em Zurique, na Suíça, conseguiu levantar o valor necessário para o translado até São Paulo. Em pouco mais de três dias, a família e amigos de Matheus conseguiram levantar o valor bem próximo dos R$ 27 mil necessários para trazer o corpo para o Brasil.

“Nós estamos muito aliviados, era a nossa única esperança e o pessoal se empenhou, amigos da faculdade, familiares, todo mundo se dedicou à campanha. Por isso eu só tenho a agradecer”, ressalta a mãe de Matheus, Sandra Luiza Bastos Vidal em entrevista ao G1 neste sábado (16). Apesar da família morar em Assis, o corpo de Matheus será velado e enterrado em São José do Rio Preto, onde ele fez faculdade e frequentava o mestrado na área de Ciências da Computação.

A data para o translado do corpo ainda não está definida, mas de acordo com Luiza toda a documentação par liberação do corpo já foi enviada ao Itamaraty na sexta-feira (15) e deve ser encaminhada para Suíça nesta segunda-feira (18).

“Só na segunda também vamos ver o montante arrecadado, mas, como já chegou bem próximo do que precisamos achamos melhor agradecer a todos e ressaltar que não são mais necessárias doações, porque o mais importante, que é trazer o corpo para o Brasil, esse translado, nós já vamos conseguir fazer.”

A campanha nas redes sociais foi necessária já que na última quarta-feira (13), a família de Matheus foi pega de surpresa ao descobrir que o jovem não teria mais o seguro de vida que tinha contratado antes de viajar para Alemanha, onde faria um intercâmbio profissional de um ano.

A informação foi confirmada pela Aiesec, responsável pelo intercâmbio do jovem. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, a empresa onde Matheus trabalhava na Alemanha informou que ele trocou o seguro de vida por um plano de saúde, que cobriria apenas despesas médicas. Segundo a família, essa troca foi feita assim que ele chegou ao país, dois meses atrás.


Afogamento

Matheus viajou para Suíça para participar de uma das maiores festas de música eletrônica da Europa, a Street Parade, que atrai público de mais de um milhão de pessoas em cada edição. O jovem estava com um grupo de amigos, que contaram que ele não foi mais visto depois de pular no Lago Zurique.

Como Matheus não apareceu no local onde o grupo combinou para pegar o ônibus de volta de para Alemanha, dois amigos dele decidiram ficar em Zurique e procurar a polícia. O jovem foi considerado desaparecido e as buscas começaram no dia seguinte.

A polícia da Suíça considerou o caso de afogamento e quase uma semana depois, no dia 8 agosto, um corpo com as características do jovem foi encontrado no Rio Limmat. A confirmação da identidade foi informada na segunda-feira (11) por meio de um exame de DNA feito com objetos retirados do apartamento de Matheus na Alemanha.

A mãe do jovem contou que os exames toxicológicos apontaram que ele não havia ingerido bebidas alcoólicas e nem feito uso de drogas. Para Luiza ele teve câimbras e acabou se afogando. “O consulado me ligou dizendo que realmente tinha feito o DNA e constava que era o meu filho, foi a primeira notícia que eu recebi. Eles também disseram que tinham feito exames toxicológicos e nada tinha sido encontrado, nem bebida, nem drogas. Ele teve uma câimbra e se afogou.” (Fonte: Mariana Bonora | Do G1 Bauru e Marília)



i7 Notícias
-->