2ª mulher mais velha do mundo vive em Presidente Prudente e revela os segredos da longevidade


Com 116 anos, Deolinda Soares Rodrigues mora em Presidente Prudente, mantém rotina de atividades e se orgulha da boa saúde


“Arroz, feijão e um pedacinho de carne”. A comida tradicional do brasileiro também é a preferida da mulher mais idosa do Brasil viva. Aos 116 anos, Deolinda Soares Rodrigues goza de uma boa saúde, faz atividades rotineiras de casa e caminha com frequência por Presidente Prudente, cidade onde mora.

Nascida em 24 de junho de 1898, ou seja, ainda no século 19, em Belo Horizonte (MG), “Mãe Ina”, como é conhecida na família, se orgulha de gozar de uma boa saúde.

“Eu me levanto pela manhã, e sempre passo e lavo roupa, faço o serviço de casa e também vou à cidade para ver pessoas. Sempre estou caminhando”, pontuou Deolinda ao iFronteira. “Também faço minha comida, mas tem dia que eu não faço nada”, destacou.

Deolinda nasceu em Minas Gerais e se mudou com o marido, José Rodrigues, para o Estado do Paraná, onde trabalharam em roças. “Depois de alguns anos, meu marido sentiu uma dor forte de cabeça e morreu aos 40 anos de idade. Eu estava com uma filha de apenas sete dias de vida quando ele faleceu. Depois, eu voltei para Belo Horizonte, mas fiquei lá somente quatro dias, não gostei e vim para Prudente. Aqui eu criei meus filhos, alguns adotados”, destacou Deolinda ao iFronteira.

Desta época, a aposentada se lembra de que trabalhou em fazendas de algodão em Presidente Prudente e depois como empregada doméstica para cuidar dos filhos. “Eu moro aqui há mais de 50 anos. Tive de trabalhar para cuidar dos meus filhos e os dos outros também”, lembrou.

De sua infância, ela se lembra do rigor dos pais. “Eu era muito solta. Eu adorava ser solta e ir a festas. Mas minha mãe era brava como pimenta e não deixava”, revelou.

Questionada se teria algum sonho ainda para realizar na vida, ela revelou que gostaria de viajar e reformar partes da casa onde mora sozinha, no Jardim Santa Mônica.

“Eu tenho espírito de vontade para ir para São Paulo e Rio de Janeiro de caravana, mas tenho medo de não aguentar. Também gostaria de colocar piso na sala, reformar meu banheiro e comprar um guarda-roupas e um fogão, mas não estou conseguindo pagar mais”, revelou a aposentada.

Questionada sobre coisas de que gosta na vida, ela respondeu: “Pão com ovo é tudo de bom”. Ao contrário, do que não gostava, a resposta foi surpreendente. “Eu não gosto de gente velha”, concluiu Deolinda, em sorrisos, entre as expressões no rosto marcadas pelo tempo.

 

Mais velha do Brasil

A Certidão de Nascimento de Deolinda Soares Rodrigues foi emitida em Presidente Prudente no ano de 1976. Mesmo danificada pela ação do tempo, ainda é possível verificar a data de nascimento da aposentada. Um detalhe curioso no documento é o de que a parte onde estava escrito “novecentos” foi rasurada pelo cartório para a colocação da informação correta.

Uma fotografia datada de julho de 1976 fixada em sua Carteira de Trabalho é um dos poucos registros fotográficos que Deolinda tem. No documento, também tem um registro do Funrural (Fundo de Amparo ao Trabalhador Rural), datado de 1986.

Deolinda ganhou a posição de mais velha do Brasil após a morte de Maria Gomes Valentim, aos 114 anos, no dia 21 de junho de 2011.

A moradora de Presidente Prudente não é mais velha do mundo porque a japonesa Misao Okawa completou 116 anos em 5 de março de 2014, ou seja, poucos meses antes de Deolinda, que faz aniversário em 24 de junho.

 

Lição de vida

A entrevista concedida ao iFronteira por Deolinda Soares Rodrigues foi acompanhada e viabilizada pela dona de casa Regina Monteiro Oliveira, de 33 anos, neta da idosa. Para ela, ter a avó como a mulher mais velha do Brasil, e uma das mais idosas do mundo, é questão de orgulho. “É um privilégio ter ela com a gente. É a maior riqueza que temos. Tem muita gente que não acredita que ela tem 116 anos, inclusive, já tentei fazer empréstimo bancário para ela reformar a casa, mas, quando sabem da idade dela, desistem”, revelou Regina ao iFronteira.

“A gente aprende a dar mais valor à vida convivendo com ela, porque a ‘Mãe Ina’ não reclama da vida, ela somente vive”, acrescentou a neta.

Segundo Regina, atualmente a família possui cerca de 320 integrantes, entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

 

Confira alguns dos fatos históricos que ocorreram durante a vida de Deolinda Soares Rodrigues:

- Passagens de dois séculos (19-20/20-21)

1905 – Anúncio da Teoria da Relatividade

1906 – Voo de Santos Dumont no 14 Bis

1914 – Início da Primeira Guerra Mundial

1915 – Começo da Revolução Russa

1917 - Fundação de Presidente Prudente

1918 – Fim da Primeira Gerra Mundial

1929 – Quebra da Bolsa de Nova York

1930 – Getúlio Vargas assume a presidência do Brasil

1932 – Revolução Constitucionalista em São Paulo

1939 – Início da Segunda Guerra Mundial

1945 – Ataque com bombas atômicas no Japão

1945 - Fim da Segunda Guerra Mundial

1948 – Criação do Estado de Israel

1950 – Getúlio Vargas é eleito presidente

1954 – Getúlio Vargas comete suicídio

1959 – Revolução Cubana

1961 – Jânio Quadros renuncia à presidência

1964 – João Goulart é deposto do poder pelos militares

1969 – Homem chega à lua

1981 – Cientistas isolam o vírus da Aids

1983 – Internet é criada

1989 – Queda do muro de Berlim

1989 – Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil

1991 – Fim da União Soviética

1992 – Impeachment de Collor

1994 – Criação do Plano Real

2001 – Ataque terrorista às torres gêmeas do World Trad Center, nos EUA

 

 

Fonte: iFronteiras.com



i7 Notícias
-->