Profissionais da Saúde de Paraguaçu passam por treinamento “Caminhos do Cuidado”



 Equipe coordenadora e participantes do curso

Profissionais da saúde de Paraguaçu Paulista estão passando por um treinamento denominado “Caminhos do Cuidado”, que tem como finalidade a preparação de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica de Saúde para o enfrentamento das pessoas que usam drogas licitas ou ilícitas e também na abordagem junto com a família, com a comunidade e com os outros setores envolvidos nesse cuidado.

De acordo com a tutora do Curso Caminhos do Cuidado, Joseli Maria Batista, a proposta é uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), com o apoio do Grupo Hospitalar Conceição e Universidade  Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“Essa proposta é capacitar todos os agentes comunitários e auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica do Brasil, em Paraguaçu devido ao número de profissionais, nós estamos na segunda turma, já tivemos uma primeira turma com 21 alunos, e nessa segunda turma são 23 alunos, com uma carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão, em que eles levam o trabalho para as Unidades de Saúde para realizar”, explicou.

Os encontros acontecem uma vez por semana, na Sala de Reunião do Departamento Municipal de Saúde. No total, são cinco encontros de oito horas cada um.

Segundo Joseli, a ideia é que o próprio município, por meio do Departamento de Saúde e do serviço de Atenção Básica, acompanhe, monitore, avalie e dê continuidade ao trabalho iniciado no curso Caminhos do Cuidado.

A tutora explica que o trabalho deve ser realizado em conjunto com toda a rede, envolvendo o Ambulatório de Especialidades, que atende casos psiquiátricos, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), os órgãos de Assistência Social, os órgãos educativos, Conselho Tutelar, ONGs, como CEREA, além dos projetos de geração de renda, educacionais e esportivos.

“Tem que ver todo o lado social, econômico, educacional, cultural, tem que ver o ser humano de maneira integral”, finalizou.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->