Melhorias constantes em Sapezal abrem as portas do distrito para o turismo e a modernidade


O quase centenário distrito de Sapezal, localizado a 12 km do município de Paraguaçu Paulista, tem recebido atenção constante da administração municipal e se projetado como uma importante veia de turismo na região.

Uma das melhorias realizadas no pacato distrito foi a pavimentação de mais de cinco mil metros quadrados realizada no fim de 2012, quando foram asfaltadas as ruas Rio de Janeiro, Getulio Vargas, Rui Barbosa, Dom Pedro II, além do inicio do acesso a rodovia SP 284.

Além do asfalto, foram realizadas melhorias na Praça da Estação Ferroviária para implantação do projeto “Estação Turística”. A iniciativa compreende um passeio muito interessante de “Maria Fumaça”, que sai da Estação Ferroviária de Paraguaçu e percorre 12 km até Sapezal, onde os visitantes podem conhecer um pouco mais da história do distrito. Sapezal mantém características de interesse turístico e cultural, devido a sua ligação com a história de Paraguaçu Paulista.

O Memorial “As Galvão”, que foi completamente restaurado também conta um pouco mais dessa bela história do distrito de Sapezal que, aos poucos, vem se modernizando. Inaugurado em junho de 2013, o museu está instalado na casa onde residia o telegrafista da antiga FEPASA e disponibiliza um acervo com dados sobre a dupla “Irmãs Galvão”, com fotos, objetos e instrumentos musicais que retratam a vida e a carreira das artistas que iniciaram sua trajetória em Paraguaçu Paulista e que há mais de 60 anos representam a cultura brasileira através da musica caipira.

A inauguração do Memorial trouxe os olhares do Brasil inteiro para o pequeno distrito e a procura pelos passeios no Trem Turístico e Cultural Moita Bonita tiveram um aumento considerável, já que além da viagem nostálgica, os turistas e visitantes tem a oportunidade de conhecer o museu e a história das artistas.

Outra melhoria realizada recentemente em sapezal foi a implantação do projeto de jardinagem na Praça da Estação de Sapezal, que deixou o local muito mais agradável e acolhedor aos visitantes.

Por meio de uma parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a praça recebeu diversas espécies, como buchinhos, ravenala, alpinias, moréias, palmeira fênix, pata de elefante, icsórias, camarão amarelo, clorofito e agáveas.

Outra conquista recente e que beneficia o distrito de Sapezal é o projeto “Trem é Turismo”, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e com o apoio do SEBRAE Nacional e da Associação Comercial e Empresarial do município, e direcionado a empreendedores individuais dos segmentos de hotéis, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, sorveteria, postos de gasolina, taxistas, agência de turismo, locadora de veículos, artesanato, Associação Comercial, padarias, Colégio Agrícola, alimentação do lar (Quituteiras), Oficina de Tear, pesqueiros e os moradores do distrito de Sapezal, que receberão orientações de como recepcionar bem os visitantes e oferecer seus produtos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->