Prefeitura propõe reestruturação e fortalecimento da Guarda Municipal à Secretaria de Segurança


A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista enviou projeto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a fim de obter recursos para reestruturação e fortalecimento da Guarda Civil Municipal.

A proposta enviada refere-se a ações de prevenção a violência e criminalidade no âmbito do Fundo Nacional de Segurança Pública - Programa Segurança Pública com Cidadania - Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade, com o escopo de estabelecer parceria que se efetivará por meio de convênio.

No projeto enviado a SENASP, a Prefeitura Municipal ressalta a importância do fortalecimento da Guarda Civil Municipal da cidade, visto que a corporação vem acumulando dificuldades relacionadas a equipamentos, viaturas e formação. Apesar disso, a corporação desenvolve diversas ações e eventos em parceria com a Policia Militar, Policia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Conseg, Câmara Municipal, ONG Criança Segura e departamentos municipais, com o objetivo de minimizar os riscos e prevenir acidentes de transito e violências.

Caso o projeto seja aprovado, a Prefeitura terá condições de providenciar melhor estrutura para a Guarda Civil Municipal, promovendo dessa forma total integração com Sistema Único de Segurança Pública no município, buscando ampliar as possibilidades de trabalho em conjunto das instituições de segurança instaladas na cidade, em favor da população. Para tanto, é necessário que haja a modernização, aparelhamento e infraestrutura para a corporação e para os agentes.

Ao se inscrever para o projeto, enviando a proposta para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal foi contemplada com o Curso de Introdução à Atividade de Inteligência, na modalidade Ensino à Distância, através do ambiente EaD/SENASP, com carga horária de 60 horas/aula.

O curso oferece uma importante oportunidade para a capacitação especializada, destinada agora aos profissionais das Guardas Municipais, haja vista o seu relevante papel no desenvolvimento de ações de prevenção à violência e tem como objetivo capacitar e habilitar guardas municipais que já atuam na Atividade de Inteligência, entretanto, não possuem formação técnica no assunto. A GCM terá até o dia 15 de setembro para enviar o nome dos indicados ao curso e as aulas deverão ocorrer no período de 7 de outubro a 18 de novembro.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->