Paraguaçu é contemplada com curso de Agricultor Familiar do Pronatec pelo Instituto Federal


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, cujas atividades já foram iniciadas em Paraguaçu Paulista com a realização de dois cursos profissionalizantes, vai oferecer neste segundo semestre no município o curso de Agricultor Familiar, do Pronatec.

As pré-matrículas e validação de matriculas dos interessados na capacitação foram feitas nesta semana, assim como a inscrição dos docentes que deverão ministrar as aulas.

O curso de Agricultor Familiar tem como objetivo contribuir na formação do agricultor familiar no que tange ao planejamento e gerenciamento, para que sua produção seja organizada de forma sustentável, utilizando a produção da agricultura familiar para o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), para feiras livres de seus municípios atendendo as necessidades da demanda regional, conhecendo e reconhecendo métodos mais específicos para a produção de alimentos; otimizando seus meios de produção de forma a reduzir custos desta forma agregando valores. 

A Agricultura familiar corresponde a formas de organização da produção em que a família é ao mesmo tempo proprietária dos meios de produção e executora das atividades produtivas, sendo assim, esta condição marca a especificidade à forma de gerir, pois estas condições e capacidade de trabalho são articuladas com a base familiar. 

Conforme o Censo Agropecuário de 2006, a agricultura familiar é a principal geradora de emprego no meio rural brasileiro, envolvendo mais de 12 milhões de pessoas no campo, correspondendo a mais de 74% da população agrícola. Em termos de produção, apesar de ocupar apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos agropecuários, é responsável por 38% do valor bruto da produção e por grande parte dos alimentos consumidos pela população brasileira, respondendo por 87% da mandioca, 70% do feijão, 59% dos suínos, 58% da pecuária de leite, 46% do milho, 50% das aves e 34% do arroz produzido no País.

Nesse sentido, ações de formação que atendam às necessidades e contemple suas realidades e perspectivas, colaboram no enfrentamento de grandes problemas como o envelhecimento do campo, masculinização, sucessão familiar, entre outras.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como um dos principais objetivos ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional. 

O curso de Formação Inicial e Continuada de Agricultor Familiar terá carga horária de 200 horas, quatro meses de duração e será realizado no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h as 23h15.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->