Concurso de dança e coreografias marcarão o Dia Nacional do Idoso em Paraguaçu


O Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do CREAS (Centro de Referencia Especializado da Assistência Social) realizará no dia 1º de outubro uma atividade especial no município em comemoração ao Dia Nacional dos Idosos.

A comemoração vai ocorrer no Centro de Convivência do Idoso “Maria Almeida Gobbi” (CCI), localizado na Avenida Arthur Ebel, nº 2.785, no Jardim América. A partir das 12h serão realizados um concurso de dança e apresentação de coreografias, com a finalidade de despertar a necessidade da atividade física e boa alimentação pela população da terceira idade.

Na oportunidade haverá ainda a entrega de cartilhas produzidas pelo CREAS que trata de uma campanha contra a violência aos idosos e que traz também em seu conteúdo diversas orientações sobre direitos dos idosos e formas de colaborar com a qualidade de vida da população, entre outras.

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Já as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores proporções de idosos na população total, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. Ambas tinham em 2010, 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais. (Fonte: Assessoria de Comunicação)



i7 Notícias
-->