Secretaria da Saúde de Tarumã emite nota afirmando que moradores não morreram de gripe suína


A Secretaria Municipal da Saúde de Tarumã vem esclarecer a todos que a informação de que a morte de dois moradores da nossa cidade ocorrido nos últimos dias pela H1N1, não condiz com a realidade.

A verdade é que a vigilância epidemiológica tomou ciência e deu total atenção no acompanhamento desses dois casos providenciando o encaminhamento e internação dos mesmos aos hospitais de referência (Santa Casa e Hospital Regional de Assis) onde foram acompanhados, internados e lá foram coletados exames e enviados para o Instituto Adolfo Lutz-Marília para análise e até o momento o resultado ainda não foi concluído.

Portanto seria de tamanha irresponsabilidade afirmar que os óbitos se deram por conta da H1N1, sem ter em mãos, de forma oficial, o resultado dos exames.

A Secretaria informa ainda que a ação de permitir que pessoas fora do grupo de risco pudessem receber a vacina, ação esta que ocorreu nesta terça-feira, 30, se deu por conta da sobra de doses que estavam à disposição do município após o mesmo cumprir todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde durante a campanha de vacinação contra a gripe influenza e pela ausência e/ou resistência de algumas pessoas pertencentes a esses grupos prioritários de tomarem a vacina mesmo após ampla divulgação pelos meios de comunicação como rádios, TV, jornais, sites e redes sociais.

Durante os meses de Abril e Maio a vacina ficou disponível nos postos de vacinação o que foi possível atender aos grupos prioritários como: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, públicos estes mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

Assim a Secretaria Municipal da Saúde pede tranqüilidade à população quanto à aplicação da vacina afirmando que não há motivos para tamanho desespero. A equipe da saúde continua trabalhando dia e noite para o bem estar da nossa população.

Mesmo não havendo mais doses disponíveis a Secretaria da Saúde orienta que a prevenção é possível com atitudes no nosso dia a dia como;

•    Evitar aglomeração de pessoas
•    Evitar locais fechados (sem circulação de ar)
•    Lavar as mãos constantemente
•    Beber bastante Liquido
•    entre outras ações.

Vamos juntos continuar cuidando do nosso maior patrimônio, nossa saúde.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa



i7 Notícias
-->