I Semana de Fotografia da Fema ofereceu oficinas sobre Fotografia de Moda, Still e Social


Na última semana, a Fundação Educacional do Município de Assis realizou o primeiro evento acadêmico do curso de Fotografia.

A I Semana de Fotografia ocorreu entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro. Destaque à abertura do evento, com o fotógrafo André Dib, especialista em fotografia de outdoor e as três oficinas oferecidas ao longo da semana.

As atividades programadas agradaram aos participantes, entre eles alunos do curso de fotografia, profissionais da área de Assis e região e comunidade em geral, que encontrou no evento a oportunidade para conhecer e aprender mais sobre as diversas especialidades da fotografia.

Na noite de terça-feira, 30, a fotógrafa Lella Sodré  coordenou uma oficina sobre Fotografia de Moda. Os participantes acompanharam atentos as dicas e o editorial preparado pela oficineira para o evento. Segundo ela, durante a oficina, os participantes puderam acompanhar todo o trabalho que envolve um editorial de moda.

“Durante a oficina os alunos puderam ver do começo ao fim como se dá esse processo de editorial de moda, desde o briefing até a edição das imagens”.  

Ainda segundo ela, a moda é muito dinâmica, um fenômeno cultural e por isso está em todo lugar. Para Lella para atuar nessa área, o profissional deve ser dedicado, estudar bastante, conhecer referencias, fotógrafos de moda e gostar muito de moda.

Na quarta-feira, a programação da Semana oportunizou espaço para os interessados em aprenderem mais sobre Fotografia Still, que segundo o fotógrafo Carlos Braga, responsável pela oficina, nada mais é que a fotografia parada ou de estúdio, muito utilizada pelo mercado  publicitário.

 “Como o próprio nome já diz, fotografia still é parada. É uma fotografia de produtos e objetos. É uma fotografia um pouco diferente se comparada à fotografia de moda, social ou outras áreas. As pessoas pensam em fotografia e logo pensam em ação, glamour, em muito movimento e a fotografia de still é muito técnica, mais parada”.

Ainda segundo ele, a Fotografia Still é amplamente utilizada pela Publicidade, sendo de grande importância para vender produtos, com a responsabilidade de interpretar o que é o produto e assim passar suas qualidades para o público. Durante a oficina, Carlos apresentou o portfólio da Agência Raro, da qual faz parte, com trabalhos nas áreas de Fotografia de Moda e principalmente, de Still. Ele ainda fez uma demonstração de uma sessão fotográfica de jóias, uma de suas especialidades.

Na noite do dia 02, o tema da oficina foi Fotografia Social, abordada pelo fotógrafo Luiz Monteiro, especialista em fotografia de eventos, principalmente casamentos.

Segundo Luiz Monteiro, o mercado de Fotografia Social oferece muitas oportunidades e principalmente por este motivo é preciso ter um estilo próprio, responsabilidade e postura para atuar nesta área.

“A Fotografia Social é a Fotografia de eventos. O mercado hoje traz muitos eventos, feiras, casamentos, aniversários, eventos institucionais e empresariais e com tantas opções precisamos ter um estilo de trabalhar e um comportamento dentro de cada tipo de evento”.

Para ele, a Fotografia de Eventos é diferente das demais áreas e exige técnicas diferentes, como um tipo de luz, de lentes e câmeras, também uma postura diferenciada, sem contar a dinâmica do evento, que pode impor barreiras e desafios, que o profissional precisa saber contornar e utilizar a seu favor, na ocasião. Para atuar nesta área, Luiz ainda frisou que, o profissional precisa ter muita responsabilidade e saber que, num ambiente, onde todos estão se divertindo, ele estará trabalhando e isso segundo ele, exige dedicação e muito amor pela profissão.

A I Semana de Fotografia marca historicamente o início do curso da Fema, que tem chamado a atenção por se tratar de um curso inédito na região e um dos poucos no país, com excelente qualidade de estrutura, oferecida por meio dos equipamentos e da composição em geral do laboratório do curso e, principalmente, pela competência do corpo docente.

Conheça mais sobre os oficineiros da I Semana de Fotografia da Fema:

Lella Sodré atuou por muitos anos no mercado de Fotografia de Moda em São Paulo. No interior, passou a atuar em vários segmentos. Lella atua com fotografia e produção de editoriais, campanhas, catálogos, lookbooks básicos e conceituais. Para saber mais sobre a fotógrafa acesse, www.lellasodre.blogspot.com.br.

Carlos Braga é fotógrafo há 14 anos e há seis é sócio da Agência Raro, focada em branding e designer. Esta foi à segunda vez, que Carlos Braga ministrou uma oficina na Fema. Para saber mais sobre o trabalho de Carlos Braga e Agência Raro acesse, www.raro.ag.

Luiz Monteiro está na área desde 1998. A especialidade de Luiz é Fotografia Social, de Casamentos. Ele fotografou casamentos pela primeira vez em 1999, atuando no segmento desde então. Ele tem experiência internacional, na Inglaterra, no Canadá e outros. Para saber mais sobre Luiz Monteiro acesse, www.luizmonteiro.com.br.

Para saber mais do curso de Fotografia da Fema acesse, www.fema.edu.br.

 

 

Confira as fotos na galeria abaixo de Natália Inácio



i7 Notícias
-->