Paraguaçu confirma novo caso de dengue e intensifica ações de prevenção e controle da doença


O Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista recebeu na última semana a confirmação de um novo caso de dengue em um morador do bairro Barra Funda. Fazia quase dois meses que nenhum caso da doença era confirmado no município.

Visando o controle da dengue e a prevenção de uma possível epidemia na cidade, o Departamento de Saúde, assim que recebeu a confirmação do caso, iniciou um trabalho intenso de prevenção e controle, desenvolvendo algumas ações na Barra Funda, onde o paciente reside, e na região central, onde ele trabalha.

Durante a intensificação das ações, a equipe de controle de vetores e zoonoses realizou visitas nas casas em busca de novos suspeitos e orientou os moradores sobre como reduzir os criadouros, eliminando de seus quintais e casas qualquer objeto que possa acumular água, como garrafas, latas, potes, frascos e pneus, além de manter limpas calhas e caixas d’água. 

Foi realizado ainda nesta semana o Bloqueio de Nebulização, com aplicação do inseticida, na Barra Funda, nas proximidades do Conjunto Habitacional Humberto Soncine, com a finalidade de reduzir o índice de infestação no bairro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Larissa Martins de Paula, alerta a população paraguaçuense que diante de sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo, a recomendação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, a fim de constatar a doença e para que seja feito o bloqueio imediato, evitando que ela se espalhe pela cidade e se transforme em uma epidemia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal


i7 Notícias
-->