Sábado tem Mutirão do Outubro Rosa na Unidade Popular e na Unidade da Mulher


A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 18 de outubro, o Mutirão do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde da Vila Popular e na Unidade de Saúde da Mulher, no horário das 8h às 17h.

A iniciativa tem como finalidade a prevenção e o tratamento de doenças em mulheres do município. Durante o mutirão serão realizados a coleta do Papanicolau (Preventivo), Exame de Mama e encaminhamento para a mamografia, caso necessário, além de avaliação odontológica. Poderão participar do mutirão todas as mulheres paraguaçuenses que já iniciaram a atividade sexual, sendo que menores de 16 anos deverão estar acompanhadas por um responsável.

Para realizar os exames oferecidos durante o Mutirão do Outubro Rosa é necessário que as mulheres apresentem o documento de identidade e o cartão SUS. A recomendação é que elas estejam devidamente preparadas com a higiene intima e não tenham mantido relação sexual há pelo menos dois dias.

Durante o Mutirão as mulheres receberão ainda orientações sobre como manter a saúde em dia, prevenindo doenças como o câncer de mama e câncer de colo do útero. Além das unidades de Paraguaçu, o mutirão foi realizado também nesta terça-feira, dia 14, na Unidade de Saúde do distrito de Conceição de Monte Alegre.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e quando diagnosticado precocemente oferece mais chances de um tratamento adequado e cura. Apesar disso, as taxas de mortalidade em decorrência da doença continuam elevadas no Brasil. Em 2011, 13.225 mulheres morreram no Brasil em decorrência de tumores nas mamas. A doença ainda é a responsável pelo maior número de casos de câncer e de mortes no sexo feminino em todo o mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 57.120 novos casos até o final de 2014, com cerca de 60 mulheres afetadas entre cada 100 mil. Mesmo com o avanço da medicina e dos exames laboratoriais, que permite identificar o câncer de mama no inicio, na maioria das vezes, o tumor ainda é diagnosticado em estágios avançados no país, o que dificulta a perspectiva de um tratamento curativo. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)



i7 Notícias
-->