Instituto Federal em Paraguaçu realiza formatura das primeiras turmas pelo Pronatec


Uma cerimônia de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), será realizada em Paraguaçu Paulista, por meio do Instituto Federal de Educação de São Paulo, quando os alunos que receberão os certificados de qualificação profissional. A cerimônia acontece no próximo dia 23 de outubro – quinta-feira, a partir das 19h, no auditório da Faculdades Gammom.

Os formandos de Paraguaçu Paulista concluíram os cursos e receberão os certificados pela conclusão dos dois primeiros cursos desenvolvidos na Estância Turística por meio do Instituto Federal: Programador de Dispositivos Móveis e Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas com o uso do calor.

Em média serão de 25 a 30 formandos por turma, que receberão seus certificados e estarão aptos e qualificados para enfrentar o mercado de trabalho, enquanto outros cursistas já iniciaram seus estudos para uma conclusão próxima de mais cursos. Outros cursos do Pronatec já foram pactuados e deverão ser implantados em Paraguaçu Paulista.

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza. No Brasil, são quase 1,2 milhão de matrículas em mais de 570 cursos oferecidos.

O público principal são os beneficiários dos programas de transferência de renda com mais de 16 anos. Os cursos de qualificação profissional são gratuitos e têm duração mínima de 160 horas.

Para participar do Pronatec, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas podem ser feitas, aqui em Paraguaçu Paulista, no Departamento Municipal de Assistência Social.

O curso de Programador de Dispositivos Móveis teve carga horária de 200 horas e cinco meses de duração, sendo realizado de segunda a sexta-feira, no período noturno, no horário das 19h as 23h. As aulas aconteceram no CATIS Vail Justiniano Toledo e este curso teve inicio no dia 23 de junho. Já o curso de Produtor de Furtas e Hortaliças Processadas com o uso do calor foi realizado na Faculdades Gammon, as segundas, terças e sextas-feiras. Este curso também teve carga horária de 200 horas, cinco meses de duração e foi realizado no período noturno, das 19h as 23h. As aulas também tiveram inicio em 23 de junho. O próximo curso já em andamento em Paraguaçu Paulista é o de Agricultor Familiar.

 


Flagrante da mesa principal durante a aula inaugural dos cursos em Paraguaçu. Autoridades e convidados deverão se reunir novamente neste dia 23 para a formatura 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->