Departamento de Saúde espera atender 200 mulheres durante Mutirão do Outubro Rosa em Paraguaçu


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) tem uma previsão de que até o final de 2014 57.120 novos casos de câncer de mama sejam registrados nas brasileiras, o que representa em torno de 60 mulheres afetadas entre cada 100 mil. 

Um dos problemas enfrentados no Brasil é que apesar dos avanços da medicina, grande parte dos tumores na mama são identificados e diagnosticados já em estágios avançados, diminuindo a perspectiva de cura.

A Campanha Outubro Rosa tem como finalidade mudar esse quadro, já que quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de tratamento adequado e cura são maiores.

Em Paraguaçu Paulista, a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 18 de outubro, o Mutirão do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde da Vila Popular e na Unidade de Saúde da Mulher.

A iniciativa será no horário das 8h às 17h e vai oferecer para as paraguaçuenses a coleta do Papanicolau (Preventivo), Exame de Mama e encaminhamento para a mamografia, caso necessário. As mulheres interessadas poderão passar também por avaliação odontológica. A expectativa é de atender ao longo do dia cerca de 200 mulheres.

Poderão participar do mutirão todas as mulheres paraguaçuenses que já iniciaram a atividade sexual, sendo que menores de 16 anos deverão estar acompanhadas por um responsável.

Para realizar os exames oferecidos durante o Mutirão do Outubro Rosa é necessário que as mulheres apresentem o documento de identidade e o cartão SUS. A recomendação é que elas estejam devidamente preparadas com a higiene intima e não tenham mantido relação sexual há pelo menos dois dias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->