Paraguaçu Paulista será beneficiada com nova subestação transformadora de energia


A Copel Geração e Transmissão S.A. iniciou as obras para instalação de uma nova subestação transformadora de energia em Paraguaçu Paulista, que fica na região sudoeste de São Paulo. Por enquanto, as atividades concentram-se na terraplanagem do terreno de aproximadamente 46 m² destinado ao empreendimento, na Fazenda Modelo ESAPP, área rural do município.  

A subestação Paraguaçu Paulista II vai operar na tensão 230 mil volts (kV) e terá potência de transformação total de 150 megavolts-ampère (MVA) proveniente de três transformadores monofásicos de 50 MVA cada. A planta terá ainda um quarto transformador reserva para situações emergenciais.  

Além da subestação, o projeto inclui a construção de uma linha de transmissão com 41,5 km de extensão, que está em fase de licenciamento ambiental. O novo circuito irá conectar a subestação Paraguaçu Paulista II a outra subestação já existente no município vizinho de Assis.  

Orçado em R$ 57,8 milhões, esse conjunto vai melhorar o escoamento da energia proveniente de usinas térmicas à biomassa existentes na região, atendendo ao aumento da demanda por eletricidade registrado principalmente nos municípios de Presidente Prudente, Assis e Salto Grande. 

O diretor presidente da Copel GeT, Sergio Luiz Lamy, destaca que todos têm a ganhar com essa obra: “Esse empreendimento renderá à Copel uma receita anual de R$ 5,8 milhões quando entrar em operação”, diz. “Já os municípios envolvidos serão beneficiados com a geração de quase 300 empregos e aumento na arrecadação de impostos. E toda aquela região contará com maior disponibilidade de energia”, completa o executivo. 

A concessão para construir e operar esses empreendimentos por um período de 30 anos foi arrematada pela Copel GeT no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica realizado em dezembro de 2012. A empresa inaugurou este ano outra subestação em SP, no município de Cerquilho, e trabalha ainda na instalação e ampliação de outras subestações, além da construção de aproximadamente 1.400 km de linhas de transmissão no Estado. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)



i7 Notícias
-->