Encontro de Planejamento do Projeto “Trem é Turismo” reúne micro empresários de Paraguaçu


Foi realizado nesta terça-feira, dia 28 de outubro, no Centro de Convenções Governador Mário Covas, em Paraguaçu Paulista, o 1º Encontro de Planejamento do Projeto Trem é Turismo, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e com o apoio do SEBRAE Nacional e da Associação Comercial e Empresarial do município.

O encontro reuniu os mais de 30 micros empresários cadastrados no projeto e teve como finalidade debater os planos de ação que serão implantados em Paraguaçu Paulista a fim de integrar o funcionamento do Trem Turístico aos pequenos negócios, especialmente aqueles que estão em torno da locomotiva.

De acordo com Liberato Pinto, consultor da ABOTTC, inicialmente foram discutidos os pontos fracos existentes no município e que envolvem o funcionamento do trem, como por exemplo o fato de estabelecimentos comerciais estarem fechados nos dias e horários em que ocorrem os passeios do Trem Turístico.

Segundo o consultor, Paraguaçu Paulista precisa aproveitar ao máximo seus atrativos turísticos, proporcionando aos visitantes oportunidades de conhecer os espaços disponíveis, como o Trem Turístico, o Grande Lago, o Resort Água das Araras, O Centro de Educação Ambiental, os distritos que possuem rico artesanato, entre outros pontos. 

“É preciso aproveitar espaços como o Centro de Convergência, os hotéis precisam oferecer transporte aos seus hóspedes para passeios até Conceição de Monte Alegre, onde existem bons restaurantes, assim como outros locais que podem ser explorados em Paraguaçu, ou seja, o trem deve começar a ser visto como um produto alcançável e que abre um leque para outros estabelecimentos”, destacou.

Liberato ressaltou ainda que os micros empresários que aderiram ao projeto “Trem é Turismo” deverão elaborar em conjunto um plano de ação que atenda as demandas das pequenas empresas que podem se beneficiar do potencial turístico da cidade.

Para tanto, até quinta-feira, dia 30, novos encontros serão realizados para discutir os pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades aos empresários paraguaçuenses que atuam nas proximidades do Trem Turístico.

O projeto “Trem é Turismo” foi lançado em Paraguaçu Paulista no dia 29 de agosto. Além de Paraguaçu, outros 23 trens turísticos em operação em 11 estados do Brasil são contemplados pela iniciativa, entre eles o Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, o Trem do Forró em Pernambuco, o Trem das Montanhas Capixabas no Espírito Santo, a Maria Fumaça Ouro Preto – Mariana, a Maria Fumaça São João Del Rei - Tiradentes em Minas Gerais, o Trem da Serra do Mar Paranaense Curitiba – Moretes e o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul.

O objetivo é trabalhar as principais necessidades de cultura, cooperação e acesso ao mercado das micro e pequenas empresas do entorno de viagens turísticas, ampliando o volume de negócios realizados por esses empreendimentos através do crescimento de fluxo de turistas e usuários desses atrativos. O programa tem como finalidade também oferecer aos empreendedores ações de capacitação empresarial, com oficinas e consultorias, além de acesso ao mercado, com plano de marketing, divulgação e promoção.

 


 Primeiro dia do encontro da ABOTTC em Paraguaçu

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->