Mais de mil crianças já foram imunizadas contra a pólio em Paraguaçu e vacinação vai até o dia 28


Mais de mil crianças foram vacinadas no último sábado, dia 8 de novembro, em Paraguaçu Paulista durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e Sarampo.

Com este número o município já vacinou quase metade do público alvo, que é de mais de 2.500 crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos. Os pais que não conseguiram vacinar os filhos no “Dia D” da campanha podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa até o dia 28 de novembro, munidos da carteira de vacinação da criança.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, Larissa Martins de Paula, nem todas as crianças que vão para se vacinar contra a pólio recebem a dose contra o sarampo, já que algumas delas estão com o esquema vacinal completo para esta doença.

Segundo ela, até o momento 48,49% das crianças a serem vacinadas já receberam a dose contra a paralisia infantil e 44,83% contra o sarampo.

“Queremos convocar mesmo os pais que ainda não vacinaram os seus filhos para que procurem as Unidades de Saúde e garantam a imunização deles”, convidou.

A paralisia infantil é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade e pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos dessa doença há 25 anos.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa e os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 



i7 Notícias
-->