Aluno e professora do 'Gep' participam de mais uma fase da Olimpíada de Língua Portuguesa


O paraguaçuense Matheus Brancalião Barreto, aluno da 1ª série do Ensino Médio da EE Isidoro Baptista,  e sua professora de português, Cleusa dos Santos Silva, estão participando da Olimpíada de Língua Portuguesa 'Escrevendo o Futuro' , com texto sobre o Trem Turístico Moita Bonita.

O texto passou pelas fases municipal, estadual e agora aluno e professora foram para a cidade de Porto Alegre/RS para participarem das oficinas da Fase Regional.

A equipe da escola Isidoro (GEP ) sente- se feliz e orgulhosa pela conquista e está na torcida para que eles cheguem a final .

Confira o texto com que eles estão concorrendo:

TREM TURÍSTICO MOITA BONITA

Mais uma manhã de domingo. A cidade começa a despertar. Só se escuta o cantarolar dos pássaros. Aos poucos, o sol se levanta glorioso e a cidade acorda. Na velha estação repousa ainda o ilustre Trem Turístico Moita Bonita. A locomotiva foi fabricada na Inglaterra em 1879 e hoje, apesar de já ter trabalhado muito, ainda nos convida para um belo passeio pelos trilhos da antiga ferrovia até a estação de Sapezal.

Aos poucos chegam os convidados , famílias inteiras que querem relembrar o passado. As mais eufóricas são as crianças, que curiosas fazem as perguntas sobre o trem aos avós. Os olhos brilham ao ver a graciosa Maria Fumaça e os pequeninos se espantam ao saber que o combustível que movimenta a máquina é a lenha. A ansiedade e a emoção tomam conta de todos, de repente piiiiiuí, e a locomotiva vagarosamente, começa a se levantar, soltando fumaça pelo ar. A batida do coração aumenta, acompanhando o ritmo do trem. Na primeira parada, todos que entram se encantam com os vagõezinhos vermelhos e os banquinhos de madeira aconchegantes que, como coração de mãe, sempre acolhe mais um.

Novo apito e a viagem começa. Dentro dos vagões , a alegria faz festa com os gritinhos

das crianças, misturada com a emoção dos pais e avós. Pela janela, a natureza se mostra simples, mas exuberante.

O percurso dura pouco e chega ao seu destino: Estação Sapezal. Um lugar que ainda conserva, na simplicidade, toda tradição rural dos pequenos vilarejos do interior. Uma parada para apreciar os sabores da terra e também conhecer o museu das Irmãs Galvão, nossas tradicionais cantoras da música sertaneja raiz.

Infelizmente, chega a hora de voltar. A viagem acaba para àqueles que ali estiveram, mas o trem Moita Bonita sempre vai estar ali para tornar os domingos especiais.

 

ALUNO: MATHEUS BRANCALIÃO BARRETO | PROFESSORA: CLEUSA DOS SANTOS SILVA

 

 



i7 Notícias
-->