Paraguaçu segue com ações da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue


Em Paraguaçu Paulista o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal segue desenvolvendo uma série de atividades para alertar a população sobre o perigo que a dengue representa. De acordo com a  Vigilância Epidemiológica a idéia também é conclamar todos a se mobilizarem contra a dengue, cuidando do seu ambiente.

Nesta semana, de 17 a 23 de novembro, está sendo desenvolvida em todo o estado a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, que tem como finalidade desenvolver ações de orientação e prevenção da doença junto à comunidade.

A programação é marcada por palestras de conscientização na Biblioteca Municipal, na Santa Casa de Misericórdia e na Associação Comercial e Empresarial. Além disso, em Conceição de Monte Alegre está sendo desenvolvido um Concurso Cultural com os estudantes, por meio de parceria entre a Unidade de Saúde e a Unidade Escolar. A equipe de controle de vetores e zoonoses também realizará neste período a intensificação das ações, visando sensibilizar toda a comunidade.

A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti, que possui hábitos domésticos e vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outras edificações. As altas temperaturas favorecem a procriação dos mosquitos de forma mais rápida. A fêmea deposita seus ovos em locais com acumulo de água parada, originando as larvas, que em uma semana transformam-se em mosquitos em mosquitos adultos.

Para prevenir a dengue, tudo o que pode acumular água, como pneus, potes, frascos, latas e garrafas devem ser descartados corretamente, além de piscinas que precisam ser limpas e tratadas com cloro e caixas d’água que precisam estar sempre limpas e tampadas.

Em 2014 já foram registrados quase 190 mil casos confirmados de dengue no Estado de São Paulo, sendo que desses, 81 pessoas foram a óbito. Mais de 180 municípios paulistas registraram casos em períodos considerados menos favoráveis para a proliferação do mosquito, o que sugere que muitos casos serão registrados na época de aumento da temperatura e de chuvas.

A recomendação para a população é que procure o atendimento médico em casos de sinais e sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas articulações, cansaço, perda de apetite, náuseas e vômitos e manchas vermelhas na pele.  (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)

 



i7 Notícias
-->