US abrem neste sábado para vacinação; em coletiva, Departamento de Saúde fala sobre as metas



Equipe do Departamento de Saúde reunida durante coletiva de imprensa realizada nesta semana

Acontece neste sábado, 22 de novembro, o segundo Dia “D” de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e o Sarampo. A primeira mobilização da campanha aconteceu no dia 8 de novembro, quando mais de mil crianças receberam a vacina que protege contra a paralisia infantil e também a dose que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Neste sábado, para atender as crianças que ainda não foram imunizadas, quatro Unidades de Saúde de Paraguaçu Paulista realizarão plantão no horário das 8h às 17h, para que os pais tenham tempo de levar os seus filhos e garantir que eles estarão protegidos dessas doenças.

Ficarão abertas a Unidade de Saúde Central (o Postão), a Unidade Básica de Saúde da Vila Gammon (Popular), a Unidade de Estratégia em Saúde da Família Vila Nova VI (próxima a Escola Ruthnéa) e a Unidade de Estratégia em Saúde da Família Barra Funda II (próxima ao Plimec).

O Departamento Municipal de Saúde realizou uma coletiva de imprensa nesta semana, onde a enfermeira Cátia Leite Lourencetti relatou que a meta em Paraguaçu Paulista é vacinar mais de 2.500 crianças, e até o momento o município vacinou aproximadamente 1.500 crianças.

A vacina contra poliomielite é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já a de sarampo é destinada a crianças de nove meses a menores de dois anos.

“Mesmo as crianças que já tem as duas doses estarão recebendo a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, está sendo na verdade um bloqueio e por isso, independente das vacinas que já tem, estaremos vacinando de novo para reforçar a defesa da criança”, ressaltou Cátia.

“Crianças nessa idade são mais suscetíveis a doença, elas tem uma resistência mais baixa, então há a necessidade de o foco ser nelas, então pedimos aos pais que procurem as Unidades de Saúde para imunizar essas crianças”, ressaltou.

A paralisia infantil é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade e pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos dessa doença há 25 anos.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa e os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Além da vacinação contra pólio e sarampo, poderão ser vacinadas neste sábado também as meninas de 11 a 13 anos de idade que já receberam nas escolas a primeira dose contra o HPV. Segundo Cátia, para estar imune a essa doença, que é uma das causas do câncer de colo de útero, é necessário que as meninas tomem as duas doses da vacina.

“Nós temos ainda em torno de 200 meninas para serem contempladas com a segunda dose e pedimos aos pais que compareçam a essas Unidades de Saúde, mesmo que não pertença a sua área de abrangência, para receber a segunda dose”, finalizou a enfermeira.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 



i7 Notícias
-->