Professor Evandro do atletismo recebe título da Câmara Municipal



Reinaldo entrega o título ao professor Evandro

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista promoveu na última quarta-feira, 26 de novembro, uma Sessão Solene para outorga do título de Cidadão Paraguaçuense ao Professor Evandro Teixeira de Oliveira, do atletismo. O projeto que originou a homenagem é de autoria do vereador Reinaldo.

A Mesa Principal da solenidade esteve formada pelo Presidente da Câmara, vereador Miguel Canizares Júnior; vice-prefeito municipal Dr. Emerson Martins dos Santos, que representou o Prefeito Dr. Ediney Taveira Queiróz; 1º Sargento Osmir Alves, Chefe de Instrução do TG; Capitão PM Fábio Pereira, comandante da Polícia Militar; Fábio Gonçalves, diretor do Departamento de Esporte e Lazer; e o homenageado da noite Evandro Teixeira de Oliveira. 

Na ocasião, o primeiro a fazer uso da palavra foi o Dr. Emerson Martins dos Santos. “Nunca o nome de Paraguaçu Paulista foi levado tão longe, rompeu fronteiras e fez voos extraordinários com jovens da nossa cidade, que jamais alcançariam seus objetivos se não fosse através do professor Evandro. Seus ensinamentos vão além do atletismo, são de ordem moral e espiritual, e certamente vão ficar gravados para sempre na vida desses jovens atletas. Ayrton Senna certa vez disse a seguinte frase: 'No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio termo, ou você faz uma coisa bem feita, ou não faz'. E você professor, sempre fez muito bem tudo aquilo que lhe foi confiado. Por tudo isso, o mínimo que podemos dizer hoje a você é muito obrigado”, destacou o vice-prefeito de Paraguaçu Paulista.

Em seguida, ocorreu a entrega do título de Cidadão Paraguaçuense ao Professor Evandro, que foi realizada pelo vereador Reinaldo no centro do Plenário, sob aplausos efusivos da plateia. 

Ao final, foi a vez do homenageado e agora mais novo Cidadão Paraguaçuense discursar e emocionar a todos com sua fala, destacando toda a sua trajetória, enfatizando os momentos mais marcantes de sua vida junto a nossa cidade e, sobretudo, ao esporte paraguaçuense. Porém, o momento mais marcante da solenidade ocorreu quando o homenageado foi surpreendido com sua mãe na plateia, a qual havia anos ele não via. Muito emocionado, Evandro foi ao encontro de sua mãe, a levando em seguida para junto de si na tribuna e agradecendo a imensa surpresa preparada pelos amigos do departamento de esporte.


Trajetória do Professor Evandro


Evandro se emociona com a chegada da mãe

Nascido em Novo Mundo, Bahia, ainda muito jovem Evandro apaixonou-se pelo atletismo. Participava de várias competições representando o exército e, nesse tempo, passou por diversas vezes por cima de Paraguaçu nos aviões que o levava para as competições em vários estados. Desembarcou em nossa cidade na década de 80, sem conhecer ninguém,  mas com vontade de dar novo rumo a sua vida.

Seu primeiro trabalho em Paraguaçu foi na construção civil; na época, a Vila Marin estava começando a ser construída. Mesmo trabalhando duro na construção, Evandro encontrava tempo para se dedicar ao treinamento de atletas. Fez o supletivo na escola Maria Ângela Batista Dias, terminou o colégio e cursou a faculdade de educação física, tornando-se especialista em ciência do treinamento esportivo de alto nível.

Evandro dá aulas em Paraguaçu e nas cidades da região, sendo considerado um dos mais conceituados treinadores do atletismo regional. Por suas mãos já passaram atletas da seleção brasileira e com experiência internacional, como Adriana de Souza, Jean Casemiro Rosa e mais recentemente Daniel Ferreira do Nascimento, campeão sul-americano dos 1000 metros rasos. 

Mas o que mais enriquece o currículo do professor é seu lado social. A maioria de seus atletas vem de classe média baixa e, além da parte física, ele trabalha o lado social dos meninos e meninas que, em sua maioria, são crianças carentes. Evandro faz o papel de treinador, pai e conselheiro.

Um dos atletas treinados por Evandro, Jean Casemiro Rosa, foi um dos grandes destaques da seleção brasileira de atletismo nos Jogos Sul-americanos de Medelín, na Colômbia. Jean ganhou medalha de prata no salto triplo. Hoje, Jean é atleta do Centro de Excelência (CEE) de Presidente Prudente e tem participado das competições mais importantes da temporada.

Nas palavras do vereador Reinaldo, “Evandro é um professor diferenciado e um dos pontos altos do esporte paraguaçuense. É um baiano com sangue e alma paraguaçuenses”. (Leonardo Volcean | Assessoria de Imprensa da Câmara)

Confira mais fotos na galeria abaixo:



i7 Notícias
-->