Procon recomenda que consumidor tenha cuidado quando comprar na Black Friday


O órgão listou sugestões para que o consumidor compre com segurança e evite golpes durante o evento


A Black Friday 2014 acontece nesta sexta-feira (28) no comércio físico e online. Procurar o valor dos produtos no dia anterior, para verificar se o desconto é real, é uma das sugestões do Procon, que listou os cuidados necessários para realizar as compras. O órgão alerta os consumidores para e-mails e sites fraudulentos.

Para evitar o endividamento, o consumidor deve buscar apenas o que necessita. O Procon de São Paulo listou os sites que devem ser evitados. A lista pode ser conferida neste link.

Todos os registros de compra devem ser guardados, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. Além disso, é preciso procurar informações básicas sobre os fornecedores (CNPJ/CPF, telefone, endereços físicos e eletrônicos).

O órgão cita a atualização do antivírus e que os compradores evitem utilizar computadores de terceiros ou redes wi-fi públicas. O site deve apresentar conexões seguras para proteção de dados. O "HTTPS" junto a um cadeado ativado deve estar presente na barra de endereço do navegador. Durante as transações bancárias também é preciso verificar os certificados de segurança.

O Procon informa que o Código de Defesa do Consumidor também protege aqueles que fazem compras online. O órgão disponibiliza o telefone 0800-28-21-512 para dúvidas.

O Código de Ética para o “Black Friday Legal” foi criado em 2013 pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net). O selo identifica empresas participantes e um site também está disponível com a lista recomendável.

 

 

Do JC Online



i7 Notícias
-->