Paraguaçu se destaca na região, mantém compromissos e obrigações atraindo investimentos


A Estância Turística de Paraguaçu Paulista volta a ser destaque na região oeste do Estado de São Paulo, pois além de manter seus compromissos com fornecedores e funcionários públicos, se destaca, de acordo com os principais indices de desenvolvimento no País, e ainda tem atraído a atenção de empresários e grupos que projetam investimentos na cidade.

Só neste ano, a média de aumento do número de empreendimentos criados na cidade, que gira em torno de trezentas novas empresas por ano, em 2014 subiu para quase quatrocentas criações, envolvendo empresas, micro e pequenas e micro empreendedores individuais. Inversamente proporcional, o número de empresas que encerram suas atividades que gira em torno de duzentas por ano, nesse mesmo período caiu para menos de cento e cincoenta.

Essa alteração significativa e positiva dos números remete a um quadro estável e de grande projeção de crescimento, tendo em vista que a geração de emprego e renda no município é um dos itens, ao lado de saúde e educação, que mais pesam para as análises técnicas que definem o quão positivo é hoje investir em Paraguaçu Paulista.

Mesmo com a crise que assola os municípios do País todo, é o que confirma, em relação à melhoria das condições de vida e investimento da Estância Turística, um dos principais índices de análises técnicas mais confiáveis na atualidade.

A Firjan – Federação das Industrias do Rio de Janeiro, anualmente publica um índice similar ao IDHM das Nações Unidas, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal  (IFDM), que também monitora os níveis de desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três diferentes áreas a saber: emprego e renda, educação e saúde.

Este índice, na própria análise da Firjan, não mede apenas a qualidade de vida, mas lógico que cidades que ofereçam índices mais relacionados à oferta de empregos e maiores salários, educação de qualidade e que as prefeituras dão melhor assistência à saúde pública, são sim melhores lugares para se viver, afirma o relatório que apresentou o IFDM 2014. 

Paraguaçu Paulista ocupa a posição de número 36 em relação aos 5.565 municípios do País e, em relação aos 645 do Estado, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista está em 28º lugar, com um índice de 0,865, de 1,0 total.

Isto até poderia significar um contrassenso, mas não é, visto que quando há grande disponibilidade de recursos para todas as áreas no município, o desenvolvimento é inevitável. Dificil é, num momento de crise como esse em que atravessam a grande maioria das cidades do Brasil, você captar recursos, manter honrados os compromissos de pagamentos, gerar índices de confiança como estes apresentados pela Firjan e ainda atrair investimentos. 

É o que acontece em Paraguaçu. Segundo o Prefeito Ediney Taveira Queiróz, as criticas por ter que efetuar cortes acontecem, mas há a prioridade em função das famílias de funcionários e fornecedores que não podem ter pagamentos em atraso, o que se tem visto em outras cidades, inclusive aqui da região.

Segundo o Prefeito Ediney parcerias em todas as instâncias de governos e aqui na cidade tem sido fundamentais para a manutenção da tranquilidade técnica da administração municipal, mas o mais importante é trabalhar com previsão e planejamento, fazendo o uso dos recursos do tesouro municipal com segurança, confiabilidade e austeridade.

Hoje Paraguaçu Paulista consegue esses índices nesses três quesitos importantes porque além do obrigatório, sempre reforça o investimento ultrapassando o limite de aplicação em muito, visando garantir a qualidade do atendimento à população. 

Mas isso não é milagre, conforme explica o Prefeito, é seriedade e parcerias, pois Paraguaçu está construindo mais duas unidades de saúde, finaliza o UPA e mais três escolas. Foi feita uma total reformulação no distrito industrial e novas empresas estão se instalando na cidade, gerando emprego para uma população que cresce, pois hoje temos 508 casas sendo concluídas e iniciaremos mais duzentas.

Não só os números da prefeitura, mas dos investimentos particulares também apontam nessa direção. Só neste ano foram três novos empreendimentos imobiliários privados na cidade, com a criação de quase 400 novas casas e as boas notícias não param, pois já estão em processo de autorização mais três empreendimentos privados que criarão mais de 400 unidades habitacionais.

Para qualificar essa mão de obra, Paraguaçu Paulista conquistou um campus avançado do Instituto Federal de Educação de São Paulo, que no início de 2015 começa a estruturar os cursos superiores com a chancela federal e que, em 2014 já realizou três cursos técnicos pelo Pronatec. Paraguaçu ainda pactou mais de 5 cursos do Pronatec Campo e está finalizando o processo de licitação que abre os cursos técnicos no CATIS “Vail J. Toledo”, uma instituição que passa a funcionar a partir do ano que vem, oferecendo cursos de qualificação profissional de mão de obra em mais de dez áreas diferentes e tudo isso gratuitamente para a população.

 


A cidade cresce e supera seus limites na direção dos seus cem anos na plenitude do desenvolvimento


O empreendimento do Grande Lago, ao lado dos particulares já prontos na cidade, deverá alavancar a Estância Turística no País



Prefeito Ediney Taveira Queiróz, ao lado de um dos fortes parceiros, o Presidente Clemente Junior da Associação Comercial e Empresarial



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->