Curso de Doma Racional do Sindicato Rural facilita relação entre homem e animal


O Sindicato Rural de Paraguaçu Paulista, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou um curso de Doma Racional, que contou com a participação de doze alunos.

De acordo com o instrutor do Senar, Joel Rodrigues da Silva, o curso é destinado às pessoas que vivem na área rural e que utilizam animais em suas propriedades.

Durante o treinamento, são trabalhadas técnicas para deixar os cavalos menos agressivos e para evitar ferimentos tanto na pessoa que está trabalhando quanto no animal.

“Trabalha mais a cabeça do animal para não ter medo da gente. É uma técnica para o cavalo passar a gostar do trabalho que a gente faz com ele, para passar a gostar da gente”, explicou.

Segundo o instrutor do Senar, a demanda para esse tipo de treinamento é grande e, por isso, o Sindicato Rural e o Senar prestam um grande serviço aos produtores e trabalhadores rurais interessados.

“Faz 19 anos que eu faço esse trabalho no Senar e normalmente em todo o lugar que a gente vai o pessoal gosta muito do serviço e dá muitos bons resultados”, garantiu.

Para César Augusto, que participou do curso de Doma Racional, realmente o treinamento é muito bom já que permite que os cavalos sejam domados sem nenhum tipo de agressão ou violência. Ele explica que embora seja advogado possui uma propriedade rural onde trabalha com animais e por isso considera fundamental o treinamento.

“Hoje a gente vê que existem possibilidades de você acalmar um cavalo e fazer com que ele trabalhe bem numa lida campeira sem sofrer, e é por isso que eu estou aqui, para aprender um pouco mais e aprimorar as técnicas que a gente usa na nossa propriedade”, destacou.

Segundo César Augusto, o curso é de muita qualidade, mas necessita do empenho dos alunos em seu dia a dia. “A única diferença que vai fazer o sucesso ou não do que a gente aprende aqui é a prática de cada um na sua lida diária”, explicou.

O curso de Doma Racional foi ministrado durante cinco dias, totalizando 40 horas de capacitação. (Fonte: Folha da Estância | Fotos: i7Notícias)

Confira mais fotos na galeria abaixo:

 



i7 Notícias
-->