Paraguaçuense, Ramon Franco lança ‘A próxima Colombina’ nesta segunda


Um homem vestido de pierrô passa a seduzir uma mulher durante a última noite do carnaval. Assim começa a trama ‘A próxima Colombina’, romance policial escrito pelo jornalista Ramon Barbosa Franco publicado pela editora Carlini&Caniato Editorial (Cuiabá, MT). Além desta foliona, o ‘pierrô’ irá perseguir e tentar matar outras mulheres ao longo das 160 páginas do livro. “A próxima Colombina foi uma grata surpresa. O texto prendeu-me de forma que não tive como largá-lo. Brilhante, intrigante, instigante”, assim definiu o escritor Romulo Nétto, autor de ‘Sertão de Sangue’. O livro teve pré-lançamento durante o recital Palavras Soltas, organizado em Marília, no dia 1º de outubro pela poeta Daiane Portela e com a participação especial do cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo, que, durante o evento cultural, ressaltou a qualidade textual do escritor Ramon Barbosa Franco.

O lançamento em Paraguaçu Paulista acontece nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 17 horas, na livraria Leitura & CIA [Rua Sete de Setembro, n.º 835 – Centro, Paraguaçu Paulista-SP]. Radicado em Marília desde 1999, Ramon Franco é nascido em Paraguaçu Paulista. Filho do marceneiro Roberto Franco e da professora Cláudia Aparecida Barbosa Franco, é irmão do funcionário municipal da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, Rodrigo Franco. Estudou no colégio Coronel Antônio Nogueira, o Grupão, e na escola Diva Figueiredo da Silveira, o Cene. É casado com a também paraguaçuense Ieda de Paula Ribeiro Franco, com quem tem dois filhos, Guilherme e Gustavo. Entre seus tios, estão o serralheiro Raul Franco e a professora Lourdes de Aquino Franco, além do artista plástico Trajano Neto [já falecido]. O livro ‘A próxima Colombina’ é dedicado a sua avó, Luiza Barbosa, que confirmou presença ao lançamento em Paraguaçu Paulista. “Minha vó Luiza me contava que na época dela, o carnaval era diferente, havia fantasias e marchinhas. Isso, de certa forma, me influenciou na trama”, apontou.

O escritor começou sua carreira no jornalismo em Paraguaçu Paulista, trabalhando no jornal ‘A Semana’, ao lado do professor Osório Lemaire de Morais e da filha dele, Maria Stela. Depois, esteve no Jornal Cidade, com a jornalista Silvana Paiva, e, posteriormente, na Folha da Estância, com Luiz Otávio Lavanholi e Augusto Fernando dos Reis. Também trabalhou com o ex-vereador Siney Salomão e Fábio Santos na Rádio Clube Marconi.

“Paraguaçu Paulista vive no meu imaginário literário e recordo das amizades que fiz quando morei aí por um período de quase 20 anos. Foi no parquinho dona Cota que escrevi o meu nome pela primeira vez, na aula da professora Keila Pacheco. Me lembro das professoras Cida Salomão, Edinéia, Ana Rita, Lígia Cação, todas sempre falaram da minha aptidão com a escrita”, disse.

Ramon ressalta a amizade que fez com autores paraguaçuenses que sempre lhes inspiraram, como o próprio professor Osório e o cronista Célio Rodrigues Siqueira, com quem também chegou a trabalhar no jornal Folha da Estância. “O Rony Farto Pereira e o Adauto Elias Moreira continuam como referências marcantes. O Rony é um cronista de alma interiorana e o Adauto um romancista que me influencia de uma maneira muito forte”.


Trecho

‘ – Está aberta! – gritou, antes de entrar. Invadiu a sala; tudo estava em ordem. Passou pela copa e foi até a cozinha. Tudo em ordem. Decidiu subir as escadas. Mas aí já estava com o revólver em punho. À medida que subia os degraus passou a sentir um cheiro forte vindo do banheiro, onde jazia uma enorme poça de sangue; a porta estava trancada. Com o coturno, deu um golpe seco e forte, e ela se abriu. No chão, estavam os dois corpos nus’.


Serviço

Livro: ‘A próxima Colombina’,
Autor: Ramon Barbosa Franco
Editora:Carlini&Caniato
N.º de páginas: 160
Gênero: romance policial
Lançamento: Segunda, dia 22 de dezembro, às 17 horas na Leitura & CIA – Rua Sete de Setembro, n.º 835 – Centro, Paraguaçu PaulistaValor: R$ 30 – preço promocional

 


Ramon Barbosa Franco: ‘Máscara Negra’, de Zé Keti despertou autor para trama



Capa de ‘A próxima Colombina’, elaborada pelo designer Marcelo Cabral

 

 

Fotos Fausto Roim/Marcelo Cabral



i7 Notícias
-->