Vale Paranapanema dá dicas de como se proteger de raios durante as tempestades de verão


As tempestades de verão trazem consigo as descargas atmosféricas (raios), que segundo informações do Elat – Grupo de Eletricidade Atmosférica, estudos relatam visível aumento de incidência de raios em áreas urbanas. Essa maior incidência de raios está relacionada ao aumento de temperatura (fenômeno conhecido como “ilha de calor”) e de poluição nos centros urbanos.

Para se proteger dos raios durante as tempestades basta tomar algumas precauções. Percebeu que uma tempestade está se formando, o melhor a fazer é sair de piscina, do mar, rio ou lago. Se estiver na rua, procure se abrigar dentro de uma loja, casa, e se estiver no carro feche os vidros para ficar protegido. Não fique embaixo de árvores e próximo a veículos.

E mais: não recolha roupa no varal se este for feito de cabo metalizado ou arame. Também evite falar ao telefone ligado à tomada. Retire todos os eletroeletrônicos da tomada, para evitar que o raio queime-os. Lembre-se:  o raio pode atingir seus equipamentos não apenas pelo cabo de energia elétrica, mas pela antena de televisão, cabos de TV a Cabo ou da telefonia. O melhor a fazer é desligar seus eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas e esperar a tempestade passar para religá-los.

Outra dica importante é evitar usar o chuveiro elétrico durante a chuva. E não passar roupas ou utilizar eletricidade neste momento.

O Elat disponibiliza em seu site uma Cartilha de Proteção contra Raios, elaborada de forma simples e didática. Copie o link a seguir e faça o download da Cartilha: http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/protecao/cartilha.de.protecao.contra.raios.php

 

Assessoria



i7 Notícias
-->