Festas de “Santos Reis” mantém viva a tradicão cultural e religiosa em Paraguaçu


De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma Festa católica ligada à comemoração do Natal, comemorada desde o século XIX. Segundo a lenda, quando Jesus nasceu, três reis magos foram visitá-lo, levando presentes.

Essa data, fixada em 6 de janeiro, passou a ter grande importância em países de origem latina, especialmente os que a cultura é de origem espanhola. Em alguns lugares esta comemoração se tornou mais importante até que o próprio Natal. Em Muqui, no Espírito Santo por exemplo, acontece desde 1950 o maior encontro nacional de folia de reis, reunindo cerca de 90 grupos de foliões do de regiões como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Cidades brasileiras como o Rio de Janeiro realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do estado. Em outros estados a comemoração acontece com frequência em cidades do interior. Grupos de foliões visitam as casas que os acolhem e fazem doações, cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.

O bairro de Sapezal recebeu neste sábado (17/01) devotos convidados, comitivas e público em geral para celebrar os Santos Reis com o tradicional encontro de bandeiras. A festa contou com celebrações católicas na igreja local, almoço, barracas tipicas e a presença de grupos da região. Tudo com a coordenação de José Rosa, embaixador da bandeira da Família Rosa, tradicional Companhia com mais de meio século de existência na cidade e que luta em manter viva essa tradição.

Já no domingo (18/01), foi a vez do dsitrito de Conceição de Monte Alegre sediar a festa organizada pela bandeira da Família Valentim, que tem como responsável Manuel Valentim, embaixador da Companhia, que desde décadas atrás busca avivar esta cultura festiva católica na região.

As festas tiveram ainda o tradicional terço e por volta das 12h, o almoço que sempre é servido gratuitamente aos presentes, as festas foram encerradas com o grande encontro de bandeiras, que terminou com a chegada das companhias na capela para a homenagem ao presépio.

 


Religiosidade e cultura se mesclam num misto que mantém a tradição em Paraguaçu Paulista

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->