Conhecida por ser fria, Rancharia registra 4º maior pico de calor do país


Pesquisa feita pelo Inmet analisou maiores temperaturas, nesta terça (20).

 

Tradicional por atingir as temperaturas mais baixas da região durante o inverno, a cidade de Rancharia, desta vez se destacou no quesito calor. O município ficou em 4º lugar no ranking dos Valores Extremos, que destaca os picos de temperatura no país, realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A pesquisa teve como base esta terça-feira (20), e Rancharia atingiu 39,4º C.

Para se obterem os resultados, são utilizadas as estações meteorológicas convencinais do Inmet, além de critérios como: temperatura máxima alcançada durante o dia, mínima registrada no dia, menores umidades relativas do ar e maiores valores de chuva em 24h.

O climatologista Vagner Camarini afirmou estar surpreso com o resultado, já que dentro da região, o município não costuma ser o mais quente. "Se fosse pelo frio, tudo bem. Normalmente no inverno, Rancharia chega a atingir os 2º C, sempre mais frio que Presidente Prudente, por exemplo", explicou.

Ele relata ainda que a presença do Oeste Paulista nesta lista é comum, já que toda a extensão é conhecida por ser quente. "Na segunda-feira [19] a região bateu um recorde de calor", afirmou Camarini.

Uma das razões que pode ser apontada como responsável pelo índice, é a questão do relevo encontrado no município. "A cidade é propícia a ter menor circulação do ar em razão das poucas elevações", frisou o climatologista.

Para esta quarta-feira (21), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão do tempo para Rancharia não deve passar dos 35º C, com 80% de chances de chuva no município. Até sexta-feira (23), a máxima não deve passar dos 32º C.

 

Do G1 Presidente Prudente | Gustavo Justino



i7 Notícias
-->