Prefeitura mobiliza comunidade e mantém alerta de perigo que a dengue representa em Paraguaçu



Pequena, mas efetiva e intensa platéia acompanhou as falas do Dr. Buratti, Josué e Larissa, trazendo contribuições ao final. O vice-prefeito Emerson Martins dos Santos marcou presença

Aconteceu, na noite da última quinta-feira, 22 de janeiro, a partir das 19h30 na Câmara Municipal de Vereadores, a primeira de uma série de ações que serão realizadas pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, com vistas a mobilização social em torno do combate a dengue na cidade.

Estiveram presentes na reunião de mobilização vários vereadores, representantes de escolas, unidades de serviços, clubes de serviço, comunidade em geral e a equipe do Departamento de Saúde que traçou um perfil do município dentro desse caótico quadro nacional da doença.

Mesmo que a frequencia da comunidade e seus representantes tenha ficado abaixo do esperado, a reunião foi muito intensa e produtiva e deverá resultar positivamente na prevenção da doença, especialmente por conta da presença da Associação Comercial e Empresarial, na pessoa de seu gerente, Fernando Rocha, o que poderá deflagrar várias ações junto ao comércio e as empresas locais. A reunião contou também com a presença do vice-prefeito, Emerson Martins dos Santos, representando o Prefeito Ediney em viagem.

Após a abertura, o diretor do Departamento de Saúde, José Buratti Neto, apresentou um panorama geral da situção e tudo aquilo que o município vem realizando desde o final de 2014, quando os primeiros sinais de anormalidade apareceram.

Em seguida, Josué Sena, com 18 anos de experiência na área apresentou como é feito o trabalho após a detecção e positivação dos casos nos mais diversos bairros da cidade, sendo que o alerta foi feito para toda a cidade, já que antes havia apenas a contaminação em dois bairros distintos da cidade e hoje a dengue, com casos confirmados, já está em todos os bairros da cidade.

Em seguida, Larissa Martins apresentou a situação atual de Paraguaçu Paulista em relação ao Estado e ao País, sendo que na região cerca de 25 municípios possuem alto indice de infestação pelo mosquito e destes, 12 estão em situação de alerta, tendo em vista a grande quantidade de casos confirmados. Em Paraguaçu Paulista são 328 notificações, com uma média de 20 a 30 novas por dia, sendo que só nesses primeiros 22 dias de janeiro já foram confirmados 58 novos casos.

Larissa ainda apresentou o Plano de Ação do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal para 2015 em relação ao combate a dengue, plano este que será analisado e avaliado pela Vigilância Epidemiológica do Estado e pela Sucen para a destinação de materiais e mão de obra que irão reforçar o serviço que já vem sendo feito pela prefeitura na cidade.

A reunião foi encerrada com os participantes divididos em cinco grupos onde puderam debater o problema, receber cartazes e panfletos de divulgação da campanha de combate e apresentar problemas detectados e ações de colaboração à luta, diferentes das já executadas, pois sem o envolvimento e a ação dos moradores em suas casas e empresas, o quadro tende a piorar.

Confira mais fotos na galeria abaixo:



i7 Notícias
-->