Combate a dengue em Paraguaçu poderá ter reforço nas equipes


No meio desta semana, por volta das 9 horas da quarta-feira, na sala de reuniões do Paço Municipal da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, a equipe do Departamento de Saúde se reuniu com representantes da Sucen e da Vigilância Epidemiológica do Estado para uma sala de situação.

A ideia motivadora deste tipo de reunião foi a situação da dengue na região, já que cerca de 25 municípios apontam para a incidência de casos e, destes cerca de 12 estão em estado de alerta por conta do alto indice de infestação do mosquito e a ocorrência de alto número de casos de dengue positivados. Nenhum caso de febre chycungunya foi confirmado na região.

As ações de prevenção à dengue tiveram início em outubro do ano passado, quando normalmente a infestação é baixa e, por consequência, a transmissão também. De forma atípica, desde aquele período houve infestação e transmissão, por isso o trabalho foi iniciado naquele período.

Provavelmente por descuidos aliados a outros fatores, a infestação cresceu na cidade e houve a intensificação da transmissão, chegando a um quadro perigoso neste período do ano, que é o princípio da época mais aguda do problema.

Com os casos notificados ultrapassando o número de 300 situações e a confirmação de quase 120 positivados, a tendência se tornou perigosa e pode piorar, pois com a volta das férias a concentração das pessoas pode ser maior e a transmissão facilitada.

A indicação para este momento é de que haja uma vistoria por dia no quintal da casa ou do comércio, buscando e eliminando pontos que possam conter criadouros do mosquito transmissor. Além disso, em caso de sintomas, mesmo que o atendimento seja feito por médico ou laboratorio particular e/ou de convênios, a unidade de saúde mais próxima de onde mora ou trabalha a pessoa infectada deve ser comunicada imediatamente após a confirmação positiva para a dengue.

Pensando que esse quadro pode piorar, o Departamento de Saúde, até mesmo por conta do histórico de casos na cidade em anos passados, já providenciou um decreto de situação de emergência para facilitar o reforço da equipe e dos recursos disponíveis ao combate. Foi feita ainda a solicitação da equipe regional de apoio à prevenção e a participação da equipe estadual nesta luta. Outras ações complementares estão sendo pensadas e serão deflagradas com vistas a conter o avanço da doença na cidade, a exemplo do que acontece no Estado e em todo o País.

 


Equipes reunidas para intensificar as ações em Paraguaçu. Participação da comunidade é estratégica e fundamental

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->