Paraguaçu será referência regional com a nova Ciretran


Mais uma rodada de reuniões aconteceu nessa semana em Paraguaçu Paulista envolvendo a Prefeitura Municipal e a Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran do município, no dia 27 de janeiro, das 14 às 16h no Paço Municipal.

Estiveram presentes na reunião o Vice-Prefeito, Emerson Martins dos Santos, o Diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte – Valter Fortuna, o representante da 108ª Ciretran de Paraguaçu Paulista - Rodrigo Carvalho Giannasi e o Superintendente Regional do Detran em Marilia – Daniel Fernando Romera.

Dois principais assuntos, entre outros necessários, dominaram a pauta do encontro as ações para as novas instalações da Ciretran de Paraguaçu Paulista e a escolha de um novo local para a realização dos exames de habilitação de condutores na cidade.

A mudança de local dos exames, bem como a própria mudança do prédio onde o órgão atende atualmente – final da rua Maria Martins – anexo à Delegacia de Polícia, se devem as novas determinações nacionais com relação aos orgãos de trânsito, antes atrelados à Segurança Pública e de responsabilidade dos Delegados de Polícia e suas equipes e hoje, ligados diretamente ao Sistema Nacional de Trânsito – Ciretran – Detran (estaduais) e Denatran (federal).

Um grande investimento por parte do Detran-SP deverá dotar um anexo do prédio de uma antiga agência de automóveis na Vila Nova (rua Prof. Luiz Gonzaga de Camargo esquina com a Rua Angelo Soncini) em plenas condições de receber as novas instalações da Ciretran local.

Em quase todos os municípios brasileiros, as Ciretrans já não são mais vinculadas à Polícia Civil, sendo em geral uma autarquia voltada especificamente para as questões de trânsito. O Detran, representado pela Ciretran no município, não será apenas o órgão responsável por emitir carteiras e controlar cadastros de veículos, seu papel será muito maior, conforme se vê pelo rol de atribuições previstas no artigo 22 do Código de Trânsito, que elenca 16 atribuições. Paraguaçu, segundo Daniel, o superintendente de Marília, passará inclusive a ser polo de capacitações regionais do orgão.

Outro assunto tratado na reunião foi o novo local para a realização, uma vez por semana na quinta-feira, dos exames de habilitação de condutores de carros, de motos ou para mudança de letra para a condução de veículos maiores. A prefeitura deixou os representantes do Detran a vontade e o novo local escolhido foi o Centro de Convergência Turística.

Segundo Daniel e Rodrigo o local foi escolhido por apresentar condições de abrigo para os examinados, bem como para a utilização de sanitários. Além disso, já são realizados no local as aulas de todos centros de formação de condutores da cidade e os exames para migração de letras da CNH. A prefeitura agora aguarda o croqui do local a ser ultilizado para posterior preparação do mesmo e sinalização, já que o local não poderá ser utilizado nas aulas, mas apenas na realização dos exames, provavelmente logo após o carnaval.

 

 
Daniel, Rodrigo, Valter e Emerson durante a reunião no Paço Municipal

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->