Prefeitura monitora população de capivaras em Paraguaçu


Desde o ano de 2013, quando o Centro de Educação Ambiental entrou definitivamente em funcionamento com a finalização da obra e conclusão das etapas previstas e acordadas entre o Ministério Público e a Sabesp, a Prefeitura Municipal iniciou o monitoramento da fauna e da flora do local, através do Departamento de Meio Ambiente.

Desde aquele ano o que mais chamou a atenção foi a crescente população de capivaras que se instalou no lago existente ao lado do Centro de Educação Ambiental que já mobilizou a sua equipe e iniciou os contatos com os órgãos ambientais e de vigilância para que houvesse o monitoramento e acompanhamento.

A caça predtória da capivara é proibida por lei e se constitui em crime ambiental, podendo gerar sérios transtornos para o infrator, sempre alertado pelos orgãos ambientais que orientam o monitoramento e acompanhamento da população dos animais.

A Vigilância Epidemiológica do município foi acionada e esta, por sua vez, acionou a equipe da Sucen – Superintendencia de Controle de Endemias que esteve no local e emitiu relatório solicitando que, tendo em vista a legislação vigente, a prefeitura faça o monitoramento da população de animais no local, bem como a manutenção da limpeza do Centro de Educação Ambiental e o constante monitoramento, através de vistorias em campo.

Em janeiro deste ano a Sucen enviou o seu relatório final, assinado por Carlos Scioli e Valrides Ernesto, sobre o caso, solicitando que haja uma ação educativa e preventiva no Centro de Educação Ambiental, buscando monitorar a população de capivaras e alertar a todos sobre a existência dos animais no local. A Prefeitura inicia agora em fevereiro as suas ações preventivas no local.

 


População de capivaras que vem sendo monitoradas no CEA desde 2013



Equipe da Sucen em visita de avaliação no CEA


 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->